terça-feira, 19 de maio de 2009

SERÁ AINDA POSSÍVEL?

As obras para a ampliação da rede do Metro até Rio Tinto estão no terreno e dia a dia de modo mais visível.
Umas da frentes onde se trabalha neste momento, corresponde ao troço junto da Quinta das Freiras e que as imagens seguintes documentam.
Segundo o que consta, ao proceder-se às indispensáveis sondagens prévias, constatou-se a necessidade de desviar alguns metros o traçado inicialmente previsto, já, que por ali corre o rio Tinto, numa fracção que se encontra entubada e as perfurações esbarraram na estrutura usada para o entubamento.
Se essa situação se confirmar, não será ainda possível, e já que se está a intervencionar o local, aproveitar para, naquele troço, desfazer o entubamento, devolvendo uma parte do rio à sua condição natural?
Não seria mais agradável para os futuros passageiros desta parte da linha do Metro poderem avistar, da janela da carruagem, um rio que faz parte do património natural da cidade associado a um espaço que pode e deve ser um dos seus "pulmões"?
As árvores ainda lá estão... Que bom seria o rio voltar a correr junto a elas...
foto MoveRioTinto
MoveRioTinto
MoveRioTinto

1 comentário:

Adelaide Vieira disse...

Assino por baixo e diria mais: a ser verdade e sem qualquer equívoco, a CMG e a JFRT devem exigir essa solução, no interesses dos riotintenses.
Isto só prova que o traçado podia e devia ser corrigido evitando o antigo leito do rio.
Devemos fazde-lo, pelo ambiente e futuro da cidade de Rio Tinto!!!