sábado, 13 de fevereiro de 2010

É preciso intervir rápida, profunda e consistentemente

Passados já bastantes dias sobre as nefastas consequências das cheias no rio Tinto de finais de Dezembro são ainda visíveis os danos delas resultantes.
Designadamente junto ao Centro de Saúde, na zona da Levada, a força das águas, a que se adicionaram detritos vários e, muito em particular, grandes tubagens provenientes das obras do Metro, trazidas de milhares de metros de distância, romperam as malhas de protecção que uma artificialização das margens colocou nesse local há alguns anos.
Ali, em pleno leito de cheia do rio, foi também implantado um emissário de saneamento, que ia desaguar na "famosa" ETAR do Meiral, o que, a nosso ver, representa mais um erro de planeamento que mais tarde ou mais cedo, iria causar nais malefícios ao rio.O que, de facto, aconteceu, pois, agora, esse emissário, atingido pelos efeitos atrás descritos, está, pura e simplesmente, a drenar para o rio. Como se vê nas imagens.


Também ali se pode ver um outro emissário, este de águas pluviais, que igualmente foi danificado, encontrando-se no estado que a seguir se documenta.
Pelo que tem sido noticiado, foi encomendado um estudo para que, naquela zona, se procedam às necessárias obras de reparação.
A oportunidade pode ser aproveitada para se corrigirem erros que ali foram sucessivamente  cometidos.
Esperamos, vivamente, que não haja a tentação de, com a justificação da falta de recursos, se proceder  a meros "remendos" que nada de fundo resolverão.
E é preciso, também, que a pretexto de se estudar a melhor solução, não se adiem as intervenções para " as calendas gregas".
É que já estamos quase com dois meses passados sobre os acontecimentos.

5 comentários:

Anónimo disse...

É evidente a preocupação pela falta de intervenção.
Mas importante mesmo é que aquilo que se vier a fazer esteja em consonância com o que é necessário fazer em todo o rio. O rio não pode ter ferretes.
Há que afastar ou retirar do rio as construções e infra-estruturas que não são do rio: não lembra a ninguém manter o emissário no leito de cheia.
E nisto a ARH tem de intervir, não autorizando mais asneiras.

Anónimo disse...

Uma legenda para essas fotos poderia ser:
- Eis, onde se gastaram 2 milhões de euros dos nossos impostos.
Há que estar atento aos tão apregoados "projectos da CMG".
Se forem tão eficazes e tiverem a mesma qualidade técnica... será mais dinheiro deitado fora.

Anónimo disse...

Uma legenda para essas fotos poderia ser:
- Eis, onde se gastaram 2 milhões de euros dos nossos impostos.
Há que estar atento aos tão apregoados "projectos da CMG".
Se forem tão eficazes e tiverem a mesma qualidade técnica... será mais dinheiro deitado fora.

Anónimo disse...

O comportamento da Câmara Municipal de Gondomar faz lembrar a anedota: O Loureiro quer ir a Quintã* de Metro e apanha-o na Casa da Música. Chegado ao Dragão, vê que o mesmo não passa daí. Então, corre as cortinas chama a "claque" e ordena ao capataz-mor (no caso pode ser o vereador do lixo...):comecem a abanar o veículo... e assim até parece que vai de metro pra Quintã!

É isto que vai resultar dos estudos e projectos da Câmara de Gondomar! Apenas estão a engonhar, pois como demoram muito tempo e, por norma, concluem o que quem paga quer, são coisas para que a malta se esqueça do problema.Não passam de "cortinas de fumo" para entreter o pagode.

Entretanto, o rio está transformado em esgoto a céu aberto. É só esperar que temperatura suba e o caudal do rio desça para ver o resultado!

Depois, estou em desacordo que tudo isto resulte de erros de planeamento ou seja do que for. Estes "erros" são bem pensados e melhor executados e apenas mascaram os interesses económicos daqueles que, em nome do pagode, vêem governando este concelho, bem conhecido pelos nabos que tem...

E não vale "assobiar para o lado" na desastrosa situação a que o rio chegou são responsáveis, seja por acção ou omissão, todos as maiorias politicas (PS, PSD ou VL) que têm ocupado a Presidência da Câmara.

A recuperação do rio é possível e necessária. É um dever dos homens de hoje para com as gerações futuras.

O Movimento deve continuar a sua luta, ganhando cada vez mais gente para esta causa.

*Quintã: local onde se situa Paço do alcaide.
Emjeme

Adelaide Vieira disse...

Eu sei que o Movimento não tem fugido do problema: a despoluição.
Mas que diabo, a CMG já não é dominada pelo major. Que é feito dos vereadores do PS e do PSD? Que desculpa dão agora aos Riotintenses?
Porque não se exige da empresa privada Águas de Gondomar/Somague que cumpra com o contrato de concessão e avance desde já com a conclusão do saneamento e se trabalhe para findar as ligações ilegais?

Li no JN que o Campo Aberto está a estudar levar a Metro a Tribunal. Devia fazer-se o mesmo aos que decidiram o traçado que pelo ouvi no programa "Biosfera" a CCDRN nem se pronunciou.

Porque não põem o filme do "Biosfera" no blogue? Há muita gente que não viu.

Continuação de bom trabalho, porque destes politicos já nada se espera.

Adelaide Vieira