sábado, 20 de março de 2010

20 de Março -Limpar Portugal - Limpar o Rio

Conforme o que foi amplamente divulgado, decorreu, no dia 20 de Março, a iniciativa Limpar Portugal, de que o Movimento em Defesa do Rio Tinto se constituiu parceiro, desde a primeira hora.
No âmbito desta campanha, que mereceu um assinalável destaque nacional, designadamente ao nível das figuras públicas que aderiram e do grande relevo com que contou  na comunicação social, participámos em duas acções que, apesar de simbólicas, contribuiram para assinalar a continuidade da nossa presença nas lutas que, um pouco por todo o lado, se travam, em prol de um melhor e mais saudável  ambiente.
Assim, estivemos numa iniciativa que envolveu professores e alunos da Escola E.B. 2.3 de Rio Tinto nº 2, mobilizados pelo Projecto Eco-Escola. Junto do rio, na zona da Rua da Quinta Da Campainha, ali estiveram cerca de três dezenas de voluntários, de várias gerações, recolhendo algumas centenas de quilos de detritos.

Um pouco mais a juzante, nas cercanias da famigerada ETAR do Meiral, perto de uma dezena de pessoas, mobilizadas pelo Movimento, esteve, também, empenhada em mostrar que é possível inverter a lógica da sujidade, da poluição, do desleixo.


No final, como é costume, o lixo recolhido só não surpreende pelo insólito, pelo volume e pela diversidade, quem nunca participou em acções deste tipo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Movimento sempre!!!

Odele Souza disse...

É triste ver a falta de cidadania das pessoas, jogando lixo por todos os lados. É lamentável ver que as pessoas não se dão conta da importância de preservar os rios. Ainda bem que existem aqueles que como formiguinhas, vão, na contramão dos desrespeitosos, fazendo o trabalho da despoluição do Rio Tinto. Parabéns por estares entre aqueles que lutam pelo Rio Tinto.

Um forte abraço.