quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A ETAR que continua a ser um problema

Conforme o Movimento em Defesa do Rio Tinto amplamente tem denunciado, a ETAR de Rio Tinto, em vez de constituir uma solução positiva no que se refere à despoluição deste recurso hídrico, assume-se, paradoxalmente, como uma agravante que aumenta a contaminação das águas.
Esta estação, obsoleta e totalmente desadequada ao contexto em que se insere, apenas retira detritos sólidos dos esgotos que para ela são canalizados. Depois destas operações, o que sobra é lançado no rio. E o que sobra é tão mau que por simples observação visual se conclui que as águas a juzante da ETAR estão manifestamente mais contaminadas do que a montante.
Esta é uma situação que tarda em ser resolvida porque já está, há muito, detectada. Por isso, o nosso Movimento, vai insistir, junto das entidades responsáveis,no alerta para a premência da resolução deste grave problema. Assim, no próximo dia 2 de Novembro , pelas 17 horas, entregaremos, na Câmara Municipal de Gondomar e,logo depois, na empresa Águas de Gondomar,à rua 5 de Outubro também em Gondomar, um documento que reporta, uma vez mais a problemática referente à ETAR de Rio Tinto. E, para que ela fique fisicamente ilustrada, faremos acompanhar o referido documento de recipientes contendo água do rio, rercolhida antes e depois da estação. No dia seguinte, igualmente pelas 17 horas, estaremos na sede da ARH (Administração da Região Hidrográfica do Norte) à Rua Formosa 254 no Porto, para promover acção similar.
Pretendemos, deste modo, contribuir construtivamente para inverter a situação de abandono a que o rio que dá nome à nossa cidade tem sido votado.

A NÃO ESQUECER TAMBÉM


2 comentários:

Isabel MC Ribeiro disse...

Excelente posição que o MDRT vai tomar.
As entidades responsáveis têm de nos ouvir; talvez devamos formalmente convidá-los a tomar um banhinho a juzante da ETAR ....... Oferecemos nós as toalhas!

Nos dias 2 e 3, estou convosco em pensamento e no coração.
Até dia 5 na visita aos moinhos do rio Tinto.

Isabel Ribeiro

Fernando Pinto disse...

A ETAR de Campo (Valongo) vai receber benefícios no montante de cerca de 8 milhões de euros, com cerca de 5,5 milhões financiados pelo FEDER-Fundo de Coesão/QREN.
Vão apostar na ampliação e modernização da ETAR, que funciona "a léguas" da que temos no rio Tinto.
É caso para perguntar, face aos rumores de obras na ETAR do Meiral, qual a verba que o QREN vai financiar? E as Águas de Gondomar, com quanto vão entrar?