quarta-feira, 27 de abril de 2011

Notícia

O Movimento teve conhecimento de que, por deliberação da Câmara Municipal de Gondomar de 29 de Março, aprovada em reunião do Executivo de 7 de Abril (4 votos contra e duas abstenções), foi elaborado um Plano de Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto, que prevê a edificação de um conjunto de quatro blocos de apartamentos nos terrenos do antigo Mercado Municipal, local para onde estava anunciada a construção do Fórum Municipal. Este edifício, seria agora transferido para uma zona situada entre a linha do Metro e a Avenida do Rio. Mais ainda se sabe que a Câmara não pretende submter este Plano à Avaliação Ambiental Estratégica, mas apenas enviar o projecto à CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte).
Questionado o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto sobre esta questão, respondeu que desconhecia o assunto.
De qualquer modo, a Assembleia de Freguesia aprovou , por maioria (três abstenções) uma deliberação em que se solicita à Câmara mais informações e se pretende que a presente proposta  seja submetida a parecer sobre avaliação ambiental.
Dada a relevância e gravidade desta questão. o Movimento em Defesa do Rio Tinto, brevemente, emitirá uma posição pública sobre este Plano de Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto.

sábado, 16 de abril de 2011

O rio Tinto, de novo na televisão.

Há dias, a RTV exibiu uma reportagem sobre o nosso rio, na qual o companheiro Paulo Silva, teve a oportunidade de expressar, em nome do Movimento, as principais preocupações que temos manifestado bem como algumas das acções que temos desenvolvido.
Porque nunca é por de mais insistir e agradecendo, desde já, o interesse demonstrado pela RTV pelo rio Tinto, aqui transcrevemos a peça exibida, com um convite aos nossos leitores para que a visionem e, eventualmente a divulguem.

quinta-feira, 14 de abril de 2011