domingo, 4 de março de 2012

Março é mês de Caminhada

O Movimento em Defesa do Rio Tinto promove, no próximo dia 25 de Março, a 5ª Caminhada pelo rio Tinto.
A partida, da Praceta do Parque Nascente, será às 10 horas.
A caminhada dirigir-se-á para o antigo mercado, passará ao lado da Ribeira da Castanheira, com visualização de vestígios de um antigo moinho e nora agrícola. Pela Estrada Nova, seguiremos até à Praça da Estação, passaremos pela rua dos Moinhos, rumaremos à rua de Campainha e, junto à linha do Metro, iremos terminar a caminhada ao lado das piscinas. No total, a marcha durará, no máximo, 1h30, num percurso sem dificuldades de maior. Aconselha-se, entretanto, o uso de calçado adequado (sapatilhas ou botas de marcha) e uma garrafa de água.
Esta 5ª Caminhada tem como objetivos, entre outros:
- Exigir uma efetiva e eficaz despoluição do rio Tinto e ribeira da Castanheira.
- Chamar a atenção dos decisores para o erro e desperdício de avultados recursos financeiros que significaria a projetada remodelação da ETAR do Meiral, um dos principais focos de contaminação das águas.
- Contestar a intenção de invadir com novos projetos imobiliários, o Centro Cívico de Rio Tinto, nas proximidades do rio e da ribeira.
- Exigir a implantação de zonas verdes nesse Centro Cívico, proporcionando aos riotintenses espaços de lazer saudáveis e ambientalmente equilibrados.
- Pugnar pela inventariação e reabilitação de peças de património cultural que são pertença da comunidade.
Por tudo isto e muito mais, caminhar pelo rio é afirmar a nossa disponibilidade para protegermos o que ainda resta de um legado natural e patrimonial que vem de gerações anteriores e que está constantemente a ser ameaçado por novos e graves atentados.
Assim, no próximo dia 25, terá um conjunto de boas razões para lutar pela dignificação de Rio Tinto e pelo seu futuro.
Venha juntar-se aos milhares de cidadãos que, nas edições anteriores já participaram nesta iniciativa.
Venha caminhar connosco!

Sem comentários: