quinta-feira, 10 de maio de 2012

19 de Maio - Visita à Lipor


Ano após ano, milhões de toneladas de lixo foram foram depositados no lugar da Formiga entre Ermesinde e Baguim do Monte, primeiro na lixeira que, de forma desregrada, foi nascendo junto à fábrica da FERTOR e depois já como aterro controlado pela LIPOR. A história desta deposição passou por momentos negros, tais com lixos depositados a céu aberto e águas contaminadas em resultado das escorrências. Em temos visuais o espaço está recuperado, o aterro foi selado e convertido em áreas de fruição pública. Na sua inauguração, o Parque Aventura apresentou percursos pedonais e ciclovias, um parque infantil, um campo de jogos, insufláveis e um parque radical com escorregas, slide, escalada e outros divertimentos em madeira. Sabemos ainda que a LIPOR, tem em produção um plano de tratamento e de controlo dos resíduos perigosos provenientes da decomposição (biológica / química) por forma a evitar a poluição da água. No entanto, algumas questões não poderão deixar de ser colocadas :
1. O que resta do aterro e em que condições ele se encontra?
2. Desse gigantesco amontoado de lixo colocado em cima de um solo não impermeabilizado, que perigos derivam para o ambiente, em especial para águas subterrâneas e as águas superficiais do rio Tinto e ribeiras contíguas
3. Que medidas, qual a monitorização e auto-controlo, que limitações e resultados estão identificadas no que respeita à gestão do aterro não selado?
A LIPOR disponibilizou-se ao nosso Movimento para prestar informações sobre os contornos da sua atividade. Assim, as questões atrás referidas e outras, serão colocadas na sessão agendada para as 11 horas do dia 19 de Maio, nas instalações daquela empresa, perto da Santa Rita.
Todos os que acompanham as nossas iniciativas e, em geral, os que se preocupam com questões ambientais são convidados a estar presentes nesta sessão.
Para quem não dispõe de transporte próprio serão proporcionadas boleias a partir da concentração junto ao Centro de Saúde de Rio Tinto, às 10h15. Quem preferir ir diretamente para a Lipor, a concentração será, junto à sede da empresa, às 10h45.

Contamos consigo!

1 comentário:

David Silva disse...

Sou do tempo que fizemos boicotes aos camiões de lixo, em 1975.queriamos abrir uma janela no tempo do calor e não se podia com o fumo do lixo