domingo, 14 de abril de 2013

Mais de meio milhar na 6ª Caminhada

Conforme o previsto, realizou-se, hoje, a 6ª Caminhada em Defesa do Rio Tinto, iniciativa promovida pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto.

Mais de meio milhar de pessoas, de várias gerações, participou nesta iniciativa que se iniciou com uma concentração junto das piscinas de Rio Tinto, onde a Professora Aline e a sua turma do Ginásio da Venda Nova promoveu uma animada sessão de preparação para a caminhada.


Em seguida, o nosso companheiro Mário Jorge Viegas proferiu breves palavras de enquadramento da iniciativa que, continua a fazer sentido dado o imobilismo e indiferença dos decisores políticos.

Depois, começou a caminhada que atravessou , de modo ordeiro e cívico (como sempre acontece), várias zonas do centro da cidade, mais ou menos perto do rio que, mercê das últimas chuvadas, apresentava um caudal mais vigoroso e aparentemente mais "lavado" .


O amigo de sempre, Pedro Teiga, com os pés no leito do rio, teceu algumas considerações sempre oportunas, tendo em conta a necessidade de preservar esta e e outras peças do ambiente natural.

Atravessámos zonas mais urbanas e outras mais rurais tendo, alguns dos caminhantes, confessado que era a primeira vez que por ali passavam.

No final, novamente junto das piscinas, houve mais uma animação física, com a Professora Aline, depois de algumas palavras de encerramento do companheiro Carlos Duarte Magalhães.

E assim se cumpriu mais uma participada Caminhada, numa radiosa manhã em que o sol e o azul do céu marcaram presença, talvez a testemunhar simbolicamente que é sempre possível que, após dias cinzentos, a luz brilhe de novo. Tal e qual o que desejamos para a nosso rio.
E ficou a promessa que, para alguns, poderá ser considerada como uma ameaça: se for necessário, para o ano, cá estaremos na 7ª Caminhada.
O grupo organizador desta iniciativa agradece a todos quantos estiveram presentes, em especial à professora Aline e ao Ginásio da Venda Nova, bem como à patrulha da PSP que, de modo discreto mas eficiente, acompanhou a caminhada, garantindo adequadas condições de segurança.

2 comentários:

Ana de Oliveira disse...

Fico tão tão feliz por ter ido tanta gente... Afinal de contas parece que ainda há muita gente a gostar no rio que dá nome à cidade. Fico muito feliz mesmo.Muitos parabens a todos.

Anónimo disse...

Este ano não fizeram o video da caminhada? :(