sábado, 14 de setembro de 2013

Convite aos candidatos - visita ao rio Tinto

Dois anos depois, mais uns milhões gastos e uma gestão incapaz do processo de remodelação da ETAR. A gestora Águas de Gondomar nega o óbvio quando a ETAR de Rio Tinto continua a ser um foco brutal de poluição por não tratar as águas residuais de origem doméstica da cidade de Rio Tinto em condições aceitáveis de as drenar no meio hídrico rio Tinto.
No período estival, não há margem para dúvidas: na zona de Pêgo Negro, ainda que o efluente esteja dentro dos valores admitidos pelo Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto de 1998, a simples inspeção visual das águas prova que a ETAR de Rio Tinto faz do rio um esgoto.
Podem negar conhecimentos científicos e técnicos disponíveis. Podem reduzir a zero argumentos pensados e razoáveis que nenhuma pessoa inteligente devia ignorar. Podem gastar o dinheiro de todos sem que se exija o reporte dos ganhos reais obtidos. Podem conviver tranquilos com um efluente “carregado” a correr livremente num parque verde, o Parque Oriental. Não podem negar a realidade: A ETAR de Rio Tinto é um problema ambiental grave!

Para analisar e partilhar uma solução já apresentada ao director da ARH-Norte que se impõe e tem de merecer a decisão politica e técnico urgente, convidámos os candidatos às próximas eleições autárquicas (Gondomar e Rio Tinto) a acompanhar-nos numa visita ao estado do rio Tinto, desde a Ponte de Pêgo Negro até às áreas de drenagem da ETAR, no dia 18 de Setembro, pelas 17,30h, com local de encontro junto à ponte de Pêgo Negro, em Campanhã. 
Nesta visita, aberta à população em geral, esperamos contar com a presença dos referidos candidatos, como forma de demonstrarem que não se alheiam dos problemas do nosso rio.

Sem comentários: