domingo, 10 de novembro de 2013

Inventariação de estruturas patrimoniais

Conforme aqui já temos referido, o nosso Movimento está empenhado em contribuir para a inventariação de estruturas patrimoniais que existem ou tenham existido no âmbito da bacia hidrográfica do rio Tinto.
Com efeito, da luta em prol de um rio devolvido à fruição das populações, para além da sua despoluição, faz parte a recuperação de património construído por atividades humanas que pode e deve ser, na medida do possível, recuperado e transformado em espaços de lazer ou de informação/formação. Tudo isto porque consideramos que manter vivas as memórias de um povo é uma das mais eficientes formas de combater a desumanização a que infelizmente vamos assistindo nas nossas sociedades.
Neste contexto, temos contactado entidades oficiais no sentido de podermos reunir documentação eventualmente existente e que de algum modo reporte peças do referido património. Mas, nós próprios, até porque vão chegando ao Movimento amigos que dispõem de formação e experiência específicas nesta área, temos procedido a ações de recolha que vão integrar o acervo que pretendemos constituir.
Assim, ontem estivemos na zona do rio compreendida entre o campo de futebol do Atlético de Rio Tinto e a Campainha a recolher mais material que corresponde aos propósitos enunciados.
No próximo sábado, a partir das 9h30, com concentração junto da estação de Metro da Campainha, iremos cobrir mais um troço.
Renovamos, entretanto, o convite para que os amigos do rio que disponham de dados, materiais, memórias que se integrem nesta inventariação a que estamos a proceder, que entrem em contacto com o Movimento, através das várias possibilidades disponíveis.

Sem comentários: