Conforme aqui divulgámos, realizou-se, hoje, Domingo, a visita a mais um troço do rio Tinto.
Como é habitual, a iniciativa foi coordenada pelo Engº Pedro Teiga.
Desta vez, fomos subindo, em direcção à nascente ( à qual não foi possível, agora, chegar, mas que está nos nossos planos vir a atingir).
No entanto, a chuva, que não tinha sido convidada, resolveu comparecer com alguma exuberância, o que terá afastado muitas das pessoas que poderiam ter participado na visita.
Ainda assim, quase um dezena de "heróis" afrontaram a intempérie, e caminharam, durante perto de três horas, até à zona onde se situa o antigo aterro sanitário da LIPOR.
Este aterro, apesar de hoje já não ser utilizado para deposição de lixos, ainda é bem visível. Aliás, nesta zona, registam-se escorrências, vindas da pequena elevação que ali se formou com a deposição de resíduos, e que acabam por ir ter ao rio.
No final da jornada, os sobreviventes, molhados, enlameados e fatigados, sentiram, apesar de tudo, que valeu a pena ter estado nesta iniciativa do Movimento. Conheceram mais um pouco do rio, na zona onde ele corre num leito que se vai estreitando, por estar a aproximar-se da nascente, e puderam constatar mais uma série de atentados à sua saúde e que, futuramente, aqui se irão reportar.
Por agora, apenas pretendemos dar testemunho desta visita, divulgando as imagens possíveis.
Dizemos "possíveis" já que a chuva, conforme é, por vezes visível, resolveu criar "efeitos fotográficos" depositando-se na lente da máquina.
<
3 comentários:
Rio Tinto, os bons amigos olham por ti!
Gostei de vos conhecer e acompanhar, e de conhecer o rio em quase toda a sua extensão!
Já postei no ZÉMAIATO mais esta iniciativa em defesa do Rio Tinto!
Abraços amigos do Rio!
José Faria
Voltei cá só para dizer que vos "pifei" duas fotos para o Zémaiato.
Podem fazer o mesmo! À vontade!
Abraços
Amigo Zé: a porta está sempre aberta!
Enviar um comentário