sábado, 2 de junho de 2007

Jornadas do Rio

Conforme aqui vos tínhamos anunciado, realizou-se, hoje, sábado, na Escola E.B.2.3 de Rio Tinto nº2, uma acção denominada "Jornadas do Rio", organizada por diversas escolas desta cidade e pelo nosso Movimento.
foto MoveRioTintoAssim, na parte da manhã, foi inaugurada uma exposição com trabalhos dos alunos das referidas escolas, sobra a temática da preservação do rio Tinto.
Depois, na parte da tarde, pudemos assistir, primeiramente, a uma representação teatral a cargo de um grupo de alunos da escola E.B. 2.3 de Rio Tinto, com um texto intitulado "Salvem o nosso rio".

foto MoveRioTintoSeguidamente, alunos da Escola E.B.2.3 de Rio Tinto nº 2, interpretaram a "Canção do Rio", uma criação inédita e propositamente construída para o efeito.
Passou-se, então, a uma sessão em que foram abordadas diversas questões relacionadas com a defesa do ambiente, designadamente, as que têm a ver com a defesa e preservação dos rios, da qualidade e importância da água e da necessidade de se lutar pela edificação de uma consciência cívica que contribua para a resolução dos muitos problemas que subsistem nesta área.
foto MoveRioTintoNa mesa, tomaram parte e intervieram, sucessivamente, Carlos Magalhães, do Movimento em Defesa do Rio Tinto, Engº PedroTeiga da Faculdade de Engenharia do Porto, Dr João Luís Roseira, da Empresa Águas do Douro e Paiva, Drª Iva Rodrigues, técnica do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar e Prof. Laureano, Presidente interino do Conselho Executivo da escola anfitriã.

No final das exposições, registaram-se algumas participações de pessoas presentes, designadamente de um representante da LIPOR.
Em futuras oportunidades, aqui detalharemos um pouco mais o que se passou neste evento, que visou contribuir para a persistente e peciente luta que temos de desenvolver, em prol de um rio renascido.

1 comentário:

Carlos Duarte Magalhães disse...

Palco de expressão das várias abordagens efectuadas pelos alunos das escolas da freguesia, foi uma digna e bela actividade.
Os seus trabalhos revelaram criatividade, empenho, perseverança, desassossego, inspiração e confiança, quanto ao muito que há a fazer.
Seremos todos capazes de encaminhar este ímpeto para a acção e efectiva defesa, requalificação e valorização de toda a bacia hidrográfica do rio Tinto?
Acredito que não há alternativa.
Saudações aos implicados que fazem ver a muitos complicados.