domingo, 6 de abril de 2008

Fomos mais de 700!

Conforme anunciámos, realizou-se, no Domingo, 6 de Abril, a 2ª Caminhada pelo Rio, promovida pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto, com o apoio da Junta de Freguesia de Rio Tinto.
Fomos mais de 700 a vestir a camisola pelo nosso rio.

foto MoveRioTinto

A Praceta do Parque Nascente acolheu gente de todas as gerações, com destaque para os jovens alunos das escolas da cidade.

De referir a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, de um Administador da LIPOR, de membros da Assembleia Municipal de Gondomar , designadamente, o antigo Vereador Pimenta Dias, membros da Assembleia de Freguesia de Rio Tinto , o investigador Pedro Teiga, sempre presente no apoio ao Movimento, representantes do MRTC, as atletas Albertina Dias e Luisa Barbosa, entre outras individualidades.

foto MoveRioTinto O dirigente do Move RioTinto, Carlos Duarte Magalhães, dirigiu breves palavras aos participantes, enumerando alguns dos principais problemas que se colocam perante a necessidade de despoluir e requalificar o rio Tinto e zonas envolventes.
foto MoveRioTinto
Depois, deu-se início à marcha.


foto MoveRioTinto De onde a onde, uma garrafinha de água, que a manhã estava quente e a caminhada puxava pela sede...


foto MoveRioTinto

foto MoveRioTinto Junto às margens do rio, onde já se fez uma operação de limpeza e a onde teremos de voltar...


foto MoveRioTintoTodos os meios de participar são bem-vindos...



foto MoveRioTinto

foto MoveRioTinto

foto MoveRioTinto
Por vezes, uma pequena ladeira, a exigir um pouco mais de esforço...


foto MoveRioTinto Mas todos chegam ao fim, com a sensação do dever de participar na defesa de um bem natural, cumprido com satisfação.


foto MoveRioTinto
E, quando se semeiam flores de esperança no futuro, teremos de acreditar que melhores dias virão, num mundo melhor, mais justo, mais limpo!


foto MoveRioTinto Brevemente, aqui daremos mais notícias sobre esta 2ª Caminhada.

5 comentários:

Adelaide Vieira disse...

Estive na Caminhada e fiquei a conhecer mais rio. Estou de acordo que tenha de se colocar mais pressão sobre a CMG que não se vê a fazer nada, mas não entendo porque não se falou da Junta, que aparece, mas não se conhece posição, nem voz própria sobre o rio, o Metro e outros problemas.
O meu apoio ao Movimento e, DESPOLUAM-NO PORRA!

Carlos Duarte disse...

"A Caminhada de hoje foi um momento importante para o processo de despoluição do rio Tinto.

Mais de sete centenas de pessoas participaram acreditando que a breve prazo seja definido um rumo e uma intervenção séria e sustentável que acrescente qualidade de vida.

Saiu dignificada e fortalecida a participação das pessoas.

Pessoas que tem de ser chamadas como parte da solução, pronunciando-se sobre as opções e contribuindo para validar as decisões a implementar.

O rio precisa de um processo articulado que aprofunde, as soluções ambientais, recupere património construído, trabalhe a educação. Tudo st tornará mais fácil com participação activa e responsável das pessoas."

...

As palavras anteriores foram alinhadas no final da Caminhada do ano passado a 25 de Março, num comentário neste blog.

Elas traduziam a esperança num rio vivo e numa cidade mais feliz.

Feitas as contas... e com esperança redobrada, temos de continuar o trabalho, desenvolver a sensibilização e a proposta, evidenciando que como cidadãos, se actuarmos, teremos o poder de gerar a mudança, despoluir e revalorizar o Rio Tinto.

Um abraço a todos que contribuiram e participaram na Caminhada de hoje, em especial, aos companheiros do grupo de coordenação do MOVE RIO TINTO, que tudo têm feito para manter bem vivo este objectivo.

Até sempre!

Carlos Duarte

Anónimo disse...

Mais uma caminhada realizada. Esperemos que esta tenha contribuido de forma decisiva para o cumprimento dos propósitos deste recém criado Movimento. Espero que no próximo ano as entidades competentes possam caminhar anunciando as medidas que já estão a ser implementadas no terreno. Parabéns a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa

Triana disse...

Também lá estive e sinceramente contava com mais gente, visto 700 ser o número de participantes no ano passado, é preciso motivar mais as pessoas, só assim se começará a acreditar neste projecto, se nada se fizer, há pessoas que deixarão de acreditar. Eu também vi muita gente, ... mas, há muitos que não vi, e que lá estiveram o ano passado. A Junta de Freguesia tal como a Câmara têm que apresentar projectos, para que a população veja que eles estão interessados. De facto naquelas margens muito se podia fazer, passei por caminhos nunca antes caminhados e aqui tão perto, milhares de riotintenses podem ser ganhos para a causa, se todos nos empenharmos a isto vai meus amigos...

Joana ES disse...

Eu também lá estive, eramos 4, o meu filho mais novo é o bebé que vai na mochila :) O mais velho fez a caminhada toda, sem resmungos mas sempre a perguntar afinla onde estava, afinal, o rio.

Gostei muito. Pode escrever-se isto depois de ver o rio poluído? Acho que pode, porque também vi os campos/hortas trabalhadas, lindas, vi que existem ainda matas, que existem árvores, que não é (ainda) só prédios. Vi que está lá tudo, não é preciso inventar nada, basta uma concertação de esforço para que fique disponível para todos uma área bonita e agradável. E que faz tanta falta.

Recuperar o rio é fundamental. Fui á caminhada para conhecer o rio e só isso já valeu a pena. Como bónus fiquei a saber que há muita gente que se preocupa. Mas vão ser precisos muitos mais pés a caminhar para que os responsáveis saibam que "isto de despoluir o rio" é mesmo para ser levado a sério.