segunda-feira, 30 de março de 2009

REABILITAR O RIO TINTO É POSSÍVEL!

O MOVIMENTO EM DEFESA DO RIO TINTO (MOVE RIO TINTO) continua a reunir com as principias autoridades com responsabilidade ao nível da gestão do rio Tinto e da sua bacia hidrográfica. Desta feita, foram realizadas reuniões com a empresa Águas do Porto EM e com a Área Metropolitana do Porto (AMP), tendo ficado claro que a reabilitação do rio Tinto é possível e viável.
Mas para reabilitar o rio é necessário ter uma estratégia de actuação clara e efectiva. As Águas do Porto parecem tê-la, e estão já a concretizá-la. Segundo os seus responsáveis é necessário antes de mais “despoluir”, depois e sempre que possível “desentubar” seguindo-se então a tarefa de “reabilitar”.
Estes objectivos comuns ao MOVE RIO TINTO, devem ser assumidos e levados à prática por parte das entidades do município de Gondomar, nomeadamente por parte da Câmara Municipal de Gondomar e da empresa Águas de Gondomar, SA.
Na reunião com as Águas do Porto EM tornou-se claro que os problemas associados à falta de saneamento, na área envolvente ao curso do rio no município do Porto, ficam solucionados a breve prazo. Estando prevista a conclusão da rede de saneamento já a partir do segundo semestre do próximo ano e consequente encaminhamento das águas residuais para a ETAR do Freixo.
Com o desvio das águas residuais que actualmente drenam para a bacia do rio Tinto, e seu consequente tratamento, o rio pode iniciar o seu próprio processo de “limpeza” sendo já um importante passo para a despoluição e reabilitação da linha de água.
Mas se para o troço do rio Tinto que atravessa o concelho do Porto há acções concretas no terreno, o restante curso de rio, que atravessa os municípios de Valongo e de Gondomar, ainda não tem plano de recuperação. Também para estes municípios há que terminar as redes de saneamento e o correcto encaminhamento e tratamento em ETARs que funcionem.
Tal só ocorrerá com uma iniciativa conjunta e a convergência intermunicipal, dos concelhos de Valongo, Gondomar e Porto, no âmbito da Área Metropolitana do Porto. Deste modo a reabilitação do rio Tinto no seu todo será realmente possível, à semelhança do processo já levado a cabo pelos municípios atravessados pelo rio Leça.
Se para o rio Leça já está a ser elaborada, pela AMP, uma candidatura conjunta de vários municípios a fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a reabilitação do rio Tinto, só futuramente e após a conclusão do processo do Leça, haverá igual processo.
Mas estas reuniões serviram para reforçar ainda mais a visão do MOVE RIO TINTO.
Estamos certos que a reabilitação do rio Tinto é realizável, bastando determinação e acções concretas no terreno; o delinear de um plano intermunicipal para a reabilitação do rio Tinto; uma real campanha de educação ambiental e para a sustentabilidade que transmita aos cidadãos a importância de ter recursos hídricos, patrimoniais e culturais cuidados e valorizados.
MOVE RIO TINTO continuará com as populações locais o seu objectivo de sensibilização e ambição de um rio naturalizado e útil para as pessoas e para a cidade.
Por tudo isto é necessário uma participação massiva dos Riotintenses na 3ª Caminhada, que será realizada no próximo dia 19 de Abril, com partida às 10 horas, da Praceta do Parque Nascente.

Sem comentários: