quarta-feira, 1 de abril de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos 10


Principalmente nas últimas décadas muito se tem falado e escrito dos graves problemas que afectam o nosso rio Tinto.
Podemos afirmar que o rio é de pequeno caudal e a sua bacia hidrográfica é reduzida mas quase toda ela faz parte duma área urbanizada e de uma razoável implantação industrial
Com estas caracteristicas é natural que, com certa regularidade, possam surgir cheias instantâneas capazes de fazer determinadas inundações nas zonas ribeirinhas. As águas pluviais entram muito rapidamente no seu leito e nunca se sabe, antecipadamente, se um dia poderá haver uma catástrofe, até pelo facto de o rio se encontrar entubado. De qualquer das formas façamos votos para que tal emergência não venha a suceder.
Próximo da sua nascente está instalada a LIPOR. Embora, actualmente, já não sejam em tanta quantidade os residuos a descarregar, alguns ainda têm a sua contribuição para esse fim, juntamente com os produtos residuais de algumas fábricas, alguns esgotos e todo o tipo de lixo doméstico que gravita nas suas margens.
Noutros tempos, ainda não muito distantes, o rio era dotado das caracteristicas normais de uma linha de água, onde era possível a criação de peixes, a lavagem de roupas, tomar banho, rega de terrenos de culturas sem prejudicar os frutos, etc.
O MRTC sempre lutou pela despoluição, limpeza das margens e desentubamento do rio. Este deveria ser adequado e utilizado pelos Riotintenses de forma a poder usufruir dum ambiente eficaz e saudável. Para este efeito deveriam ser construidas zonas de lazer, Parques Infantis e outras formas de ajudar a passar os tempos livres deste aglomerado populacional que aumenta de dia para dia.
Todos os rios, sem excepção, dão uma beleza especial e natural a todas as localidades por onde passam, não esquecendo que muito contribuem para melhorar o ambiente provocado pelo desenvolvimento das sociedades modernas.
O rio Tinto deu o nome à nossa cidade e alguém com responsabilidade na Autarquia fê-lo desaparecer para não se preocupar mais com os maus cheiros, limpeza, etc, não há dúvida que assim parece ser mais simples.
Vamos todos unir-nos, dar as mãos no sentido de enfrentar uma luta de forma a obrigar os responsáveis a concretizar o seu desentubamento e a sua despoluição, colocando-o no lugar que os Riotintenses merecem. Como se costuma dizer os erros pagam-se caros e este do entubamento do rio não foge à regra.

JOÃO SILVA
Deputado da Assembleia de Freguesia – RTC (Rio Tinto a Concelho)

Sem comentários: