sábado, 8 de maio de 2010

O Move Rio Tinto no Biosfera

O Movimento em Defesa do Rio Tinto participou na mais recente emissão do programa Biosfera, que foi para o ar, na RTP 2, no passado dia 5 de Maio. Amanhã, domingo, pelas 13 horas será repetida a sua apresentação.
Pela sua qualidade e importância, já que coloca as questões mais pertinentes e fundamentais sobre a problemática que afecta o nosso rio, sugerimos a sua visualização.
Para quem não tiver a oportunidade de assistir a esta emissão, aquando da sua apresentação televisiva, aqui deixamos o link que permitirá ter acesso a este importante programa.

programa Biosfera sobre o rio Tinto

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que voltou a recolocar de forma clara e incisiva os principais problemas que afectam o nosso rio.
Bem hajam e Bom trabalho

Adérito Machado disse...

Uma reportagem que é de louvar, uma vez que abordou de uma forma séria e isenta um problema que devia ser uma prioridade para todos os riotintenses sem excepção.
Evidentemente que os técnicos da Metro tentaram fazer crer que as soluções encontradas foram as melhores para o rio Tinto e para o futuro da cidade, mas sou de opinião, de que todos aqueles que conheçam o processo e que tenha uma visão ambientalista e conhecimento real do rio, não ficou nada convencido das suas palavras.
A reportagem, (mais uma), fez com que mais pessoas ficassem a par dos vários interesses que gravitam em volta dos terrenos envolventes às zonas que vão ser servidas pelo Metro, transporte que todos desejam.
A reportagem ouviu também pessoas entendidas na matéria, cujo interesse é e sempre será a defesa do ambiente e o desenvolvimento sustentado de Rio Tinto.
Não se ouviram alguns dos habituais lamentos e choradinhos daqueles que apenas o fazem no momento fúnebre, nada fazendo durante a doença.
Convém também lembrar a dinâmica surgida nos últimos meses, refiro-me à Moção apresentada pelo PS na Junta Metropolitana do Porto e a na Assembleia de Freguesia, para além da criação de uma Comissão de Acompanhamento, tudo isto peca por tardio, uma vez que quase todo o mal já está feito, incluindo o entubamento de mais umas dezenas de metros...
Muito se podia ter conseguido se não fosse o alheamento e a esperança que a vinda do Metro fizesse esquecer todas malfeitorias.
As reportagens, as notícias, as caminhadas, a divulgação, a denúncia têm quase na totalidade a chancela do Movimento pelo Rio Tinto, naturalmente há sempre quem não goste, por isso a tentativa de algum distanciamento... quando devia ser o contrário.
Parabéns ao MOVE!