domingo, 31 de outubro de 2010

Encontro de ideias

Realizou-se, no Sábado, 30 de Outubro a reunião aberta, para a qual o Movimento em Defesa do Rio Tinto convidou, para além dos cidadãos que têm participado nas suas iniciativas ou que, em geral se revejam na necessidade de se preservarem os bens naturais, entidades responsáveis pela gestão dos recursos hídricos, representantes dos órgãos autárquicos e de organizações políticas.
Compareceram cerca de duas dezenas de pessoas verificando-se que, para lá do Movimento Limpar Portugal (Porto), da CDU e Partido Ecologista os Verdes, não estiveram presentes quaiquer outras entidades colectivas.
De qualquer modo, apesar de não ter sido muito concorrida, a reunião foi proveitosa. Houve, de facto, o "encontro de ideias" que pretendíamos levar a efeito.
Foi patente a necessidade de continuar e aprofundar o trabalho, continuando a "mostrar" o rio e a mantê-lo na agenda, já que persistem os "eternos" problemas por resolver, entre os quais se salientaram a manutenção de descargas de esgotos directamente para o rio e a ETAR do Meiral cujo funcionamento se mostra ineficaz ou mesmo nocivo.
No futuro, há também que procurar envolver no trabalho  militantes pela defesa do ambiente dos outros concelhos por onde o rio corre, designadamente o Porto, por cujo Parque Oriental, em construção, passa e onde desagua. Neste aspecto, foi desde logo manifestada a disponibilidade dos representantes do "Limpar Portugal" presentes, para passarem a integrar o trabalho de planificação e concretização de iniciativas futuras.

Sem comentários: