domingo, 27 de março de 2011

Dia do rio Tinto ?

Hoje, primeiro domingo da Primavera, de acordo com uma deliberação unânime da Assembleia de Freguesia de Rio Tinto,datada de 21 de Dezembro de 2006, é o Dia do Rio Tinto (que, de acordo com a proposta aprovada, deverá se um "dia da mobilização cívica dos riotintenses")
Nesse texto, repita-se, tomado como seu pela Assembleia de Freguesia, convocava-se toda a comunidade, as entidades políticas e administrativas competentes, para a definição de um urgente e verdadeiro plano de acção para salvar o rio Tinto.
Hoje, é pois o Dia do Rio.
É?
Garantimos que o rio lá está. Continua a correr. Tristonho, mas a correr...
Mas ou andamos todos muito distraídos ou não demos conta de qualquer menção, qualquer celebração, qualquer declaração oriunda das tais "entidades políticas e administratrivas competentes" a propósito desta efeméride.
Ou será que, quem aprovou a dita proposta, considerava que nada teria a ver, no futuro, com esse assunto, que isso era uma coisa do Movimento ?
Parece pois que continua a haver decisões que até ficam muito bem em acta. Mas não passam daí...

5 comentários:

Ana de Oliveira disse...

olá Não sabia que o rio Tinto tinha "um" dia para ele. :s

Mas penso que poderiamos marcar uma caminhada pelo rio como fizemos nos outros anos para ver como está e podermos agir para a sua melhoria.

Vi o post abaixo e fiquei contente por ver que as Águas de Gondomar fizeram algo pelo rio.

Não podemos desmotivar e dispersar. Juntos conseguimos

Anónimo disse...

Moro perto da rua do Meiral e ulmamente na baixa da ponte de Rio Tinto, snifasse um odor nauseabundo.
Deve-se à ETAR ou a alguma ruptura do sanemanento?

Anónimo disse...

É verdade. O rio tem um "Dia". Lamentavelmente tem um Dia, seria bom que não fosse necessário. Claro que continua a ser necessário denunciar, reclamar, exigir que as entidades competentes cumpram a legislação. Que despoluam um recurso tão importante. Há muito a fazer e com a implicação de poucos recursos. É necessário que a população faça as ligações ao saneamento público. Era necessário uma campanha de sensibilização, apoios sociais a alguns e exigências a outros. O rio não é um esgoto.

Xavier disse...

Porque é que as forças politicas que tanto apregoaram nada fazem ou dizem sobre o assunto?
Da parte da CMG tratam o rio e a cidade como sempre o fizeram com desprezo. Não admira pois o Valentimm é do Porto e os acompanhantes são da Foz do Sousa e arredores.
Pela propaganda dizem estar a despoluir o rio Ferreira. Acho bem. Mas então o rio Tinto???

Onde estão os defensores de Rio Tinto

Adelaide Veira disse...

Viva amigos do rio.

Envergonho-me da hipocrisia dos meus conterrâneos.
Não entendo o desânimo e da falta de coragem.
Não aprendemos nada! Somos sistematicamente traídos pela realidade dos falsos desenvolvimentos e por politicos de natureza servil.
É caso para dizer continuemos a luta e não deixemos que o homem se afaste da natureza.


Adelaide Vieira