quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Florestar Portugal

A Associação Mãos à Obra Portugal, em parceria com o programa Floresta Comum, coordenado pela Quercus,  planeou a iniciativa VAMOS FLORESTAR PORTUGAL !
Assim, no dia 24 de Novembro, estão programadas, em todo o país, ações para a plantação das árvores autóctones: freixo, azereiro, azinheira, medronheiro, carvalho-negral, carvalho-português, castanheiro, cerejeira, carvalho-alvarinho, amieiro, sobreiro, borrazeira-preta, sabugueiro, vidoeiro e ulmeiro.
Neste dia iremos também ter plantação de árvores em zonas ribeirinhas do nosso Rio Tinto, numa acção organizada por um grupo local do Projecto Rios, com a parceria do CRE - Futuro Projecto das 100 000 árvores, da Quercus-Porto e do Projecto Rios.
As ações decorrerão em diversos locais. 
Assim, na zona de Azevedo, Campanhã, a concentração está prevista para as 9:45 junto à gasolineira da Galp, na rotunda do Freixo. A plantação decorrerá entre as 10 e as 13.
Haverá outro grupo que atuará nas margens da Ribeira da Castanheira e, se houver gente suficiente, poderá também trabalhar-se na chamda "Baixa da Ponte", junto ao restaurante "Madureiras' s".
A concentração, para estas duas zonas, está marcada para as 9:30 , junto à Casa da Juventude, na Quinta das Freiras perto das Piscinas de Rio Tinto.
Os voluntários devem ser portadores de botas. luvas e água. As árvores e as ferramenras estarão disponíveis nos locais.
NÃO FIQUE EM CASA! ADIRA E AJUDE A FLORESTAR PORTUGAL!

1 comentário:

Isabel MC Ribeiro disse...

Da minha parte, como uma das organizadoras da acção de plantação nas margens do rio Tinto no Porto, quero agradecer a ampla divulgação que foi feita no blog do Move Rio Tinto.
Já que se vai comemorar o Dia da Floresta Autóctone e vão ocorrer, um pouco por todo o país, a plantação de árvores autóctones em vários ambientes, é mais do que desejável que tal fosse assinalado nas margens do rio que mais ansiamos proteger - o nosso rio Tinto.
Faço só uma correcção: a acção no Porto não é/foi promovida pela AMO; é apenas uma acção organizada por um grupo local do Projecto Rios, com a parceria do CRE - Futuro Projecto das 100.000 árvores, da Quercus-Porto e do Projecto Rios. Fica a correcção. Mas o que realmente importa é que se criem condições favoráveis ao desenvolvimento de biodiversidade neste nosso rio.
Isabel Ribeiro