sábado, 14 de junho de 2014

Perto de uma centena na NOITE DO RIO

Conforme o noticiado, decorreu ontem a NOITE DO RIO , iniciativa promovida pelo Movimento em Defesa do rio Tinto que contou com a presença de perto de uma centena de cidadãos. De lamentar a ausência da maioria das entidades convidadas. As exceções foram a Lipor, cujo administrador que não pode estar presente mas se fez representar e o vereador do ambiente da CMG que igualmente se fez representar.
A partida para a curta caminhada ocorreu junto das piscinas municipais deslocando-nos através de diversas artérias para a zona do Meiral.

Nessa zona, perto da ETAR do nosso descontentamento, decorreu uma sessão que se iniciou com algumas palavras introdutórias do nosso companheiro Carlos Duarte.
Depois, a arquiteta paisagista Diana Fernandes, apresentou uma trabalho realizado no âmbito da sua tese de doutoramento e que consubstanciava uma proposta de intervenção precisamente na zona do Meiral e que visa, essencialmente, a devolução do rio ao usufruto das populações.
Após um período reservado a intervenções dos presentes, deu-se início à participação de alguns grupos que animaram a noite.
A animação começou com um grupo de instrumentistas que interpretaram alguns números de música popular que contagiaram os presentes.
Seguiu-se a participação de um grupo dos escuteiros da Areosa.

O nosso companheiro Paulo Silva referiu-se, depois, a alguns aspetos relacionados com o problema  ETAR do Meiral cuja disfunção permanente torna o recente investimento de 4.5 milhões de euros altamente questionável.
Voltou-se à animação com a participação do grupo Há Que Agitar, que apresentou os sempre vistosos números com fogo.
A noite do rio encerrou-se com nova participação de uma amiga que integra o grupo de cavaquinhos da Universidade Senior de Gondomar, acompanhada em coro pelos presentes, onde se destacavam alguns moradores da zona onde decorreu esta sessão.
Brevemente serão anunciadas novas ações promovidas pelo nosso Movimento, que promete continuar a intervir na intenção de promover a reabilitação do nosso rio Tinto e suas margens.

Sem comentários: