segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Movimento quer mobilização cívica pela conservação do rio Tinto

Fonte: Público.pt - 14 de Janeiro de 2007

O Movimento em Defesa do Rio Tinto apelou hoje à mobilização cívica para a preservação deste curso de água que atravessa os concelhos de Gondomar, Porto e Valongo, considerando que a recuperação do rio "é um desafio de todos".

"Cada um tem que fazer a sua parte para que se atinja este objectivo", afirmou Carlos Magalhães, da direcção do movimento, numa conferência de imprensa para divulgar a decisão da Assembleia de Freguesia de Rio Tinto de consagrar o primeiro domingo da Primavera - que este ano ocorre a 25 de Março - como Dia do Rio Tinto.

Neste "dia de mobilização cívica", o movimento organiza uma caminhada que servirá para os participantes "demonstrarem a sua opção por um rio despoluído e a sua disposição para cooperar na conservação de um espaço público vivo e de qualidade".

A 10 de Março, o movimento organiza uma acção de limpeza das margens do rio. "Ao perceberem que o rio está a ser recuperado e que, aos poucos, vai sendo reconquistado enquanto referência e memória fundamental da cidade de Rio Tinto, os cidadãos vão empenhar-se de forma determinada, voluntária e contagiante" , salientou Carlos Magalhães.

Rio entubado desde 1997

O Movimento em Defesa do Rio Tinto foi criado a 18 de Abril de 2006 para promover a discussão pública sobre o entubamento daquele curso de água, iniciado em 1997 pela Câmara de Gondomar com o objectivo de resolver o problema dos maus cheiros produzidos pela poluição do rio. Os promotores deste movimento consideram, no entanto, que "o motivo do entubamento nunca foi a resolução do problema dos maus cheiros, mas a criação de mais terrenos disponíveis para construção".

Movimento quer recuperação do leito e das margens do rio

O movimento defende, por isso, a requalificação da bacia hidrográfica do Rio Tinto como forma de permitir a recuperação do leito e das margens, pretendendo ainda que a zona ribeirinha seja dotada de condições para a sua utilização pelos cidadãos, entre as quais, a criação de parques de lazer e vias para bicicletas e passeios pedestres. A recuperação dos moinhos, azenhas e levadas ao longo do rio e a eliminação "das centenas de ligações de águas residuais que drenam directamente para o rio" são outras das medidas defendidas. "A requalificação do vale do rio Tinto exige a intervenção coordenada dos municípios de Gondomar, Porto e Valongo, identificando os focos de poluição industrial, agrícola e doméstica e tomando medidas para a sua eliminação".

1 comentário:

Anónimo disse...

na minha cidade passa um rio onde o esgoto vai todo para dentro do rio gostaria que este progeto chega-se a minha cidade o rio que passa por aqui é lindo mas as autoridade contituida ñ dão muita importancia.