quarta-feira, 28 de março de 2007

Um estudo que não nos surpreende...


Acaba de ser divulgado um estudo efectuado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, que conclui que o rio Tinto atingiu um nível de poluição "extrema".

Logo à entrada da cidade de Rio Tinto, este rio já vem muito contaminado.

A partir de colheitas de água realizadas em nove locais diferentes, detectou-se a presença de metais pesados (tais como chumbo e ferro) e nitratos.

Há ainda a registar o lançamento de óleos industriais, isto apesar de a Cãmara Municipal de Gondomar recolher gratuitamente esses óleos, nas oficinas. Das 34 empresas auscultadas, 23,5 % admitiram descarregar na natureza os seus efluentes.Há, mesmo, uma vacaria a canalizar dejectos para o rio.

Por outro lado, verificou-se que é significativa a descarga de efluentes domésticos, com dezenas de habitações a despejarem directamente para o rio os seus esgotos. No entanto, dos 653 residentes perto do rio, apenas 5% admitiu fazer descargas no solo ou em águas pluviais (mas 38% recusaram-se a responder).

O estudo referido, aponta como possíveis soluções, a realização de obras de ampliação da rede de drenagem, detecção e eliminação de ligações clandestinas, tratamento das águas residuais e pela sensibilização da comunidade para este problema.

A empresa Águas de Gondomar, refere, entretanto, que tem investido na cobertura do Concelho no que se refere ao saneamento básico, mas que ainda não se conseguiu uma cobertura efectiva de 100% que consiga eliminar estas descargas ilegais.


Os resultados deste estudo, não são, infelizmente, uma surpresa. Nós, que contactamos, frequentemente o nosso rio, quer visual quer "odoriferamente" sabemos bem que ele está muito doente.

Mas as doenças do rio, têm cura. Ainda que o tratamento seja demorado e difícil.

Pela nossa parte, temos contribuido e continuaremos a contribuir, para que este processo de degradação se inverta de forma clara e decisiva. Designadamente através da sensibilização da população, com especial esforço junto das comunidades escolares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois não!
E não me surpreende que a limpeza das margens do leito do caneiro da Castanheira (afluente do rio Tinto que ainda corre no seu leito)tenha sido interrompida após a Caminhada de 25 de Março passado!
Como alguém dizia, não há coincidências, nem almoços grátis!