quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Um exemplo que nos vem do interior do país

Quando defendemos um conjunto de soluções para a requalificação do nosso rio e suas margens, fazemo-lo na convicção de que não estamos a navegar em utopias ou a propor o irrealizável.
O exemplo que hoje aqui trazemos, poderá fazer compreender melhor aquilo que consideramos ser um caminho possível para devolver o rio Tinto à sua condição de bem natural ao serviço das populações.
Na aldeia de Barriosa, freguesia de Vide, concelho de Seia, existe uma derivação do rio Alvoco, que data de meados do século XIX e que foi feita para efeitos de regadio e para aproveitamento da energia hídrica.
Há cerca de quatro anos, foram efectuadas obras que permitiram requalificar toda aquela zona onde hoje existe uma praia fluvial, um parque de merendas e um restaurante que aproveitou um antigo lagar de azeite que estava em ruínas.
Ora aqui está uma forma de encarar a Natureza que nos mostra que é possível recuperar o que, aparentemente não tem remédio.
É claro que haverá quem contraponha o facto de o Alvoco ser um rio de montanha e não sofrer os impactos de um grande aglomerado urbano.
Mas se isso é verdade, também o é o facto de uma pequena freguesia do interior ter inegavelmente menos recursos do que uma outra que se insere numa grande área metropolitana.
O que nos parece, é que, o essencial, é ter vontade de avançar, pois respostas, não faltam.
foto MoveRioTinto
MoveRioTinto
MoveRioTinto
MoveRioTinto
MoveRioTinto

Sem comentários: