segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Reunião

No passado dia 7 de Novembro, realizou-se uma reunião alargada do Movimento em Defesa do rio Tinto, tendo estado presente cerca de uma vintena de pessoas.

Participaram, para além de dirigentes do Movimento, professores e alunos de escolas de Rio Tinto, dos vários ciclos de ensino, incluindo o pré-escolar. De referir, igualmente, a presença do Centro Social de Soutelo.
De destacar, também, a presença da Drª Iva Rodrigues, em representação do Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, bem como a do Engº Pedro Teiga, apoiante desde a primeira hora.
Esta reunião teve, como objectivo principal, o ponto de situação das actividades desenvolvidas ou a desenvolver, no âmbito da despoluição e requalificação do rio e suas margens.
Foi possível constatar o envolvimento das escolas em diversas actividades, já efectivadas no ano transacto ou constantes dos respectivos projectos curriculares para o ano em curso.
Foi acentuada, entretanto, a necessidade de todas estas actividades se coordenarem de modo mais evidente, tendo em conta que a dispersão de esforços poderá, por vezes, ser impeditiva de uma melhor rentabilização de recursos.
Um dos processos a utilizar para que esta coordenação seja mais efectiva, será divulgar, o mais possível, as acções a promover.
E um dos meios, poderá, mesmo, ser este blog.
Por isso, aqui fica o apelo às diversas entidades que têm ou terão iniciativas em curso:
Façam-nos chegar notícias sobre essas actividades. Textos, mais singelos ou mais elaborados, imagens, digitalizadas (desenhos, fotografias, ...), gravações audio, elaborados por professores, alunos ou outras pessoas, tudo será aqui acolhido e poderá servir para dar conta aos outros, daquilo que se vai fazendo em prol da defesa do nosso rio.
Para tal, podem utilizar o endereço electrónico que se encontra na barra lateral deste espaço.
Esta reunião revelou-se bastante útil e motivante para todos os que nela participaram.
Algumas actividades estão já em movimento.
Futuramente aqui as iremos noticiando com mais detalhe.
Entretanto, desde já, aqui fica a referência a duas dessas actividades:
- Peddy Paper (Inter-escolas), a 8 de Março
- Dia do Rio, a 29 de Março.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este apelo à divulgação das actividades relacionadas com o rio, pode ser importante para o conhecimento de todos.
Um rio melhor, pode ser bom para todos.
Saudações,
Luís

JOSÉ FARIA disse...

Ainda estou por cá! Bem perto de vós!
Perdoem-me não ter vindo cá tantas vezes como desejaria, mas estou perto e atento ... e agradecido e satisfeito com o vosso nobre trabalho em defesa da natureza que nos sustem a existència.
Estou perto e aberto ao vosso chamamento.
Pensem num programa temporário sobre poesia em defesa do meio ambiente, dos rios e das espécies que vivem nas suas imediações, e de todo o respeito pela Natureza.
Talvéz ainda me motivem mais a elaborar trabalho e arte expressa em poesia, capaz de mais profundamente sensibilizae tudo e todos para com o meio que nos rodeia e o ar que repiramos.
ENCONTROS DE LEITURA, CONTOS E HISTÓRIAS VIVIDAS DO PASSADO E DO PRESENTE, QUE PODEM CHEGAR ÀS ESCOLAS E A TODA A GENTE.
Agradeço o vosso empenho social pelo meio ambiente e pela defesa do Rio Tinto.
Estou ao vosso dispôr!

Abraços solidários pelo ar que respiramos!

José Faria