domingo, 5 de abril de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos 13


Permita-se-me, à guisa de intróito, um trago espiritual deste líquido precioso.
Em tempos escrevi uma quadra em que dizia que a água mata a sede do corpo, mas não a da alma. Quase de seguida coloquei-me a dúvida de que, se se considerar que o ser humano é composto de matéria e espírito, ao matar a sede do corpo não estará, pelo menos, a mitigar alguma sede interior? … Passemos ao rio Tinto, património lendário ehistórico desta cidade com o mesmo nome.
A água é um ser vivo que dá vida à nossa vida e o lamento do poeta (no caso Francisco Rodrigues Lobo) bem o demonstra, ao lamentar o modo como o encontrou: “Formoso Tejo meu, quão diferente/e vejo e vi, me vês agora e viste/Turvo te vejo a ti, tu a mim viste,/Claro te vi eu já, tu a mim contente (..)”. Esta primeira quadra do soneto, adapta-se ao nosso rio e a alguns daqueles que o viram dantes e o vêem hoje.
É inegável que os atributos da água, para quem tem sensibilidade, inclui o da poesia, mais linda quando o cantar das suas águas limpidas é mais harmonioso que quando o não são. O Mundo existiria sem água e seus atributos?
A rega, a limpeza, a agricultura, a produção de energia eléctrica, os caminhos que colocou à nossa disposição para transportar pessoas e bens, as pistas de recreio, as práticas desportivas, o peixe da nossa alimentação!
É de lamentar que, em pleno século XXI, em que o esclarecimento e a informação têm meios para se difundir, dando mais e melhor acesso ao saber e a mais camadas sociais, proporcionando mais civismo e cultura, ocupem lugar secundário face ao desenfreado interesse económico a sobrepor-se a tudo e todos, sem ter em conta os males que pode provocar. Os povos primitivos, ao viverem conforme a Natureza tinham mais respeito, até veneração, pela água porque sentiam que sem ela não poderiam sobreviver.
A água é, talvez, o elemento mais precioso da Terra a que podemos recorrer. É essencial à vida humana e da natureza total, para além de servir as mais diversas necessidades como,por exemplo as atrás mencionadas. Sem água existiria a vida? E no entanto ainda há quem faça dos rios lixeiras e deles se servem como caixote do lixo.
Uma pessoa gsa cerca de 300 litros de água por dia. O ciclo começa a ser insuficiente para purificar naturalmente a água que o Homem polui! Todos devemos contribuir para a conservação da água pelos motivos atrás indicados. É de insistir que não há vida sem água, que é indispensável a todas as actividades humanas, é um património de todos nós e, como tal, devemos ter em conta o seu valor, preservá-lo e não destruí-lo.
A saúde pública exige qualidade à água (ou devia exigir) que, dada a sua cada vez maior escassez devido às progressivas alterações nocivas provocadas na Natureza, usá-la racionalmente é um dever e preservá-la é fundamental. Nunca é demais insistir.
Será sonho esperar que, um dia, as entidades publicas criarão, dentro dos seus quadros, elemento que seja capaz de prover a reclamações, queixas, exposições relativas à degradação do ambiente nesta caso particular da poluição aquífera? Não bastam os títulos de Ministério do Ambiente, Vereador do Ambiente, etc. Tenha-se em atenção a “ Carta Europeia da Água”.
A atitude comunitária destinada à preservação da qualidade da água, que afinal de todos é pertença, provavelmente diminuiria o número de atitudes não conformes com a natureza.
Bom. Sabe-se que a água não lava as más acções e, mesmo que lavasse, com ela tão impura e tão suja ainda se ficava mais sujo! E porquê? Porque os atentados que lhes fazemos, mais tarde ou mais cedo, voltar-se-ão contra nós.
O autor destas linhas deconfia que esta sua prosa tem vislumbres de “bem prega Frei Tomás”. Que fará se eu reproduzisse a investação que fiz, inspirada na “Carta Europeia da Água” que já mencionei, acerca da água e da vida, quando com ela concorri a um acontecimento (não uso evento, porque, para além de me cheirar a anglicismo, não existe tal palavrão) literário e do qual respiguei aqui uma pequena parte da minha prosa.

Joaquim Marinho - Economista

1 comentário:

Odele Souza disse...

Desejo sucesso e a adesão do maior número possível de pessoas nessa caminhada do dia 19, em prol do Rio Tinto.Que o Rio possa seguir seu curso, com águas claras e cristalinas.