segunda-feira, 6 de abril de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos 14


Qualquer Riotintense que ame a sua cidade e se identifique com os seus ícones, reconhece no rio Tinto a sua maior marca.
O rio faz parte da história e da identificação da cidade, une as freguesias por onde atravessa e marca na sua amplitude máxima o nome da freguesia mãe e o nome do futuro concelho de Rio Tinto.
Por estes motivos é fundamental e uma responsabilidade de todos, encetar esforços para que esta marca, esta identidade sobreviva, e seja um pólo de orgulho, identificação e de vida para esta cidade.
O aparecimento do Movimento em Defesa do Rio Tinto, não é mais do que o materializar da vontade que todos temos em proteger este rio e lutar contra os atentados que diariamente se fazem.
Temos por isso, que de uma vez por todas colocar de lado as nossas agendas pessoais, e lutar lado a lado pela requalificação deste nosso (único) ex-líbris e participar activamente em qualquer iniciativa que vise despoluir e requalificar quer o rio quer as suas margens de forma a conseguirmos uma cidade mais verde, mais pura e orgulhosa do seu rio que corre a céu aberto e despoluído.
Todos conhecemos os atentados que foram feitos ao rio Tinto e as justificações que foram dadas para isso. Todos sabemos as lutas que foram tidas para que isso fosse evitado e conhecemos as pessoas que sempre estiveram incluídas nelas, quer de um lado quer do outro. E agora, passados estes anos, sabemos que foi um erro, tudo o que foi feito, todas as justificações que foram apresentadas e sabemos, acima de tudo que viveríamos muito melhor se o nosso rio Tinto, corresse a céu aberto e despoluído.
Por isso, entenda-se de uma vez por todas que até este momento, muitas das iniciativas foram tempo perdido e que é preciso correr atrás deste prejuízo. Não há tempo para mais paragens, não há tempo para mais entubações, não há tempo para mais construções nas margens do rio, não há tempo para mais justificações.
Vamos apoiar o movimento em defesa do rio tinto e participar nestas iniciativas, porque estamos apoiar o nosso rio, a nossa cidade, a nossa identidade.
Que legado deixaríamos para o futuro se conseguíssemos requalificar as margens do rio Tinto, despoluir o rio, fazer crescer e nascer vida nas suas águas. Que orgulho teríamos do nosso trabalho, da nossa cidade. Que inveja faríamos a todas aquelas outras que por um qualquer motivo deixam poluir os seus cursos de água.
Vamos dar um sinal muito claro e muito directo a todos aqueles que, com responsabilidades directas ou indirectas, pensem por um qualquer momento que ser possível continuar a poluir o RIO TINTO.
Lutar pela despoluição do rio Tinto, pela requalificação das suas margens, não é uma opção ou uma escolha, é uma OBRIGAÇÃO de todo o cidadão e mais ainda de todo o Riotintense.

Nuno Fonseca
Presidente da Assembleia de Freguesia de Rio Tinto , eleito pelo PS

Sem comentários: