quinta-feira, 9 de abril de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos 17


Nos idos de sessenta do século passado, acompanhava frequentemente a minha avó, lavadeira do rio Tinto, para o exercício da sua profissão, na Levada, onde cuidava da roupa das suas freguesas.
As preocupações ambientais, na época, eram inexistentes embora, esporadicamente, surgissem resíduos das lavagens dos toneis de vinho e azeite provenientes das descargas efectuadas pelos armazéns que existiam junto à Estação da CP. Estas descargas tinham o inconveniente de impedir a utilização do rio para as lavagens, mas apenas durante alguns dias, o que era o suficiente para provocar a ira das lavadeiras.
Decorriam os anos 90, quando se congelaram as minhas memórias de um rio livre no leito que a Natureza lhe destinara, uma vez que, por iniciativa das autoridades municipais, o rio Tinto foi desviado e entubado, evaporando vários dos locais de encantamento na minha meninice.
Como quero, e creio que todos os meus conterrâneos querem, ver de novo o rio a correr livre e limpo, vou participar na 3ª Caminhada. Gostaria que esta fosse a última vez, pois poderia significar que quem decidiu pelo seu entubamento arrepiou caminho e desfez o que nunca deveria ter sido feito.

Diamantino Moreira - MoveRioTinto

Sem comentários: