sexta-feira, 10 de abril de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos 18



Quando me pediram o meu depoimento sobre a defesa do Rio Tinto julguei ser uma tarefa fácil de pôr por escrito. Mas, na realidade não o foi devido à dificuldade de sintetizar todas as minhas ideias.
Por ser mãe e educadora de infância o estado em que se encontra a água é para mim preocupante. Contudo, resolvo o problema em casa adoptando um filtro de água, mas imaginar as minhas filhas e os "meus meninos" do Centro Social de Soutelo a brincarem junto às margens de um rio poluído, faz-me tremer. Que exemplos nós, sociedade adulta, damos? Que práticas, nós, sociedade adulta, adoptamos? É necessário criarmos as nossas crianças dando exemplos de civismo (que se encontram em desuso!). Ao nos dirigirmos a um ecoponto ensinamos os nossos meninos a seriar materiais, a nomearem as cores e principalmente a sentirem que têm um papel útil socialmente. E no que respeita ao Rio Tinto? Quantos de nós conhecem o percurso do Rio? Quantos de nós já passámos pelo Rio sem o vermos? É necessário investir na despoluição do Rio, tentarmos assim manter a fauna e a flora típica destas margens. É importante podermos passar à beira Rio sem nos sentirmos ameaçados pelo cheiro e pelo lixo que lá se encontram.
Assim, vamos juntar-nos a esta iniciativa . Leve os filhos, sobrinhos e outras crianças consigo para também eles se sentirem úteis. Vamos fazer a diferença! Até dia 19.

Ana Portugal - Educadora de Infância (Centro Social de Soutelo)

1 comentário:

Adelaide Vieira disse...

Sentir-mo-nos úteis e ser-nos útil o rio Tinto.

Vamos a acordar!!! e agir pelos nossos recursos!