domingo, 21 de junho de 2009

O debate


Conforme o previsto, realizou.se, ontem, nas instalações do Centro Social de Soutelo, o debate com as candidaturas às eleições para a Câmara Municipal de Gondomar.
Estiverem presentes, Cristina Nogueira, primeira candidata da lista da CDU, Paula Canotilho, também primeira candidata, pelo BE, Cláudia Nogueira, em representação da candidatura do PS e Alfredo Correia, em representação da coligação PSD/CDS-PP.
A candidatura independente "Gondomar no Coração", não se fez representar, imvocando a circunstância de ainda se encontrar em fase de recolha de assinaturas com vista à respectiva formalização.
O debate foi organizado em colaboração com o jornal "O Primeiro de Janeiro" e foi moderado pelo biólogo Joaquim Jorge.
Em próximas oportunidades, contamos dar aqui conta mais detalhada sobre o que se passou durante as cercas de duas horas que a acção ocupou.
Em síntese, foi possível verificar o consenso (aliás previsível) sobre a necessidade de inverter a situação lamentável em que o rio Tinto se encontra.
Pelos diversos participantes, foi referida a necessidade em agir sobre aspectos fundamentais:
-a regularização da rede de saneamento básico, eliminando as ainda numerosas descargas directas para o rio;
- resolução do problema da ETAR de Rio Tinto, que, ao invés de estar a contribuir para a despoluição, está a agravá-la;
- criação de sinergias inter-municipais, designadamente com o Porto, interligando-se a problemática do rio, ao futuro Parque Oriental da cidade;
-avanço de candidaturas a financiamentos nacionais e europeus, que garantam a prossecução de planos de actuação.
Foi também possível constatar que algumas das forças políticas presentes, de modo implícito ou explícito, assumem alguma responsabilidade pelos erros de percurso que, no passado foram cometidos.
Para algumas dessas forças, esta acção promovida pelo Movimento, terá sido útil, no sentido que as motivará a aprofundarem o conhecimento sobre os problemas do rio, designadamente na vertente técnica, com vista à assumpção, em termos de programas de candidatura, de compromissos mais concretos.
Esperamos, pois, vivamente, que este debate possa ter sido proveitoso e que, durante a próxima campanha eleitoral, as diversas forças possam ter sempre presente a problemática do rio, em termos que ultrapassem a simples retórica inconsequente para se tornarem verdadeiros planos de acção.

4 comentários:

Saidpla disse...

Recolha de assinaturas com vista à formalização da candidatura uma ova! O Movimento não pode contribuir para o branqueamento da responsabilidade de Valentim Loureiro e C.ª sobre o estado lastimoso do rio Tinto. Ele é o poder instituido no Município, logo o que tinha que fazer era participar no debate e explicar-se. O "Valentão" teve foi medo das criticas que lhe iam chover em cima. Assim como a Isabel Santos e o Rui Quelhas que mandaram uns "meninos do coro". Também seria bom que, para a próxima, o Movimento escolhe-se um moderador menos presunçoso e intelectualoide ...!

AP disse...

Caro Saidpla, não queria desvalorizar uma evidência: os representantes do PS, PSD e BE não sabiam bem o que dizer sobre os assuntos. O debate foi fraquinho, fraquinho, fraquinho..., como diria o RAP.
Acrescento ainda que o projecto Valentim (com ou sem coração...), está mais que esgotado e já prejudicou que chegasse os riotintenses e Gondomar. Mas serão os eleitores a escolher e tem de ser confrontados com os prejuízos (o rio Tinto é um deles)desta gestão incompetente.
Não concordo que o Movimento tenha de ser a oposição ao Valentim Loureiro & C.ª.
Essa oposição cabe aos partidos, que lamentavelmente não a quizeram assumir no passado e não a assumem com clareza hoje, talvez com excepção da CDU que neste debate apareceu incomparavelmente à frente dos outros legitimos substitutos, dos candidatos ausentes.

Faria disse...

olá amigos da vizinha freguesia de Rio Tinto.
Peço desculpa por não aparecer mais vezes, outras actividades sociais e culturais me absorvem, mas continuo atento ao vosso intenso e dedicado trabalho, por vós, por nós, pelo meio ambiente e saúde dos nossos rios.
Obrigado pelo vosso trabalho em prol de todos nós.

José faria
http://zemaiato.blogspot.com
http://flor,amede.blogspot.com

RAMIRO ANDRADE - O PROVOCADOR disse...

PEDITORIO URGENTE PARA O PRESIDENTE CAVACO SILVA -- JUNHO 2009

EXMOS CIDADAOS PORTUGUESES

VENHO AQUI PROMOVER UM PEDITORIO URGENTE PARA SALVAR DA BANCA-ROTA NOSSO MAIS ILUSTRE REPRESENTANTE.

SEGUNDO O PROPRIO ( PRESIDENTE CAVACO SILVA ), ELE ESTA COM GRAVES PROBLEMAS FINANCEIROS, DEVIDO AS APLICACOES FINANCEIRAS QUE TEM EM BANCOS PRIVADOS QUE FORAM MUITO DESVALORIZADAS.

TEM PERDIDO MUITO DINHEIRO " COITADINHO ". FIQUEI REALMENTE SENSIBILIZADO COM SUA SITUACAO FINANCEIRA, E TAMBEM SEU ESTADO DE SAUDE.

“ SO PARA LEMBRAR “, O SR. SILVA TEM TRES REFORMAS CHORUDAS PAGAS PELOS OTARIOS DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES.

PORTANTO, ACHO MAIS DO QUE JUSTO ORGANIZAR UM PEDITORIO PARA O SR. SILVA, QUE E VITIMA DOS MALVADOS BANQUEIROS.

MINHA CONTRIBUICAO SERA DE 1 CENTIMO, VALOR MAIS QUE SUFICIENTE PARA LHE COMPRAR SUPOSITORIOS, E ENFIA-LOS NO DEVIDO LUGAR DE SUA EXCELENCIA, O SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA.

SE PRECISAR DE AJUDA PARA COLOCA-LOS TEREI MUITO PRAZER EM COLABORAR, APESAR DE MINHA ABSOLUTA FALTA DE EXPERIENCIA NA UTILIZACAO DE SUPOSITORIOS E OUTRAS COISAS.

SOMENTE QUERO O BEM ESTAR DE SUA EXCELENCIA ..........RSRSRSRSRRS
MAS PODEMOS COMPRAR SUPOSITORIOS DAS CALDAS DA RAINHA, PORQUE DEVEM FAZER EFEITO MAIS RAPIDAMENTE, APESAR DE PODER CAUSAR AO DIGNISSIMO PRESIDENTE CAVACO SILVA ALGUM INCOMODO ..........RSRSRSRSRS

PORTANTO CAROS PORTUGUESES .......CONTRIBUAM ----- MANDEM CHEQUES DE 1 CENTIMO PARA O PALACIO DE BELEM EM LISBOA, PARA AJUDAR O DIGNISSIMO PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA A SAIR DA GRAVE SITUACAO FINANCEIRA QUE SE ENCONTRA, E TER DINHEIRO PARA COMPRAR SUPOSITORIOS , DEVEMOS TODOS AJUDA-LO.......... E UM DEVER CIVICO E PATRIOTICO.

HA, JA ME ESQUECIA..................
ABSTENCAO EM FORCA NAS ELEICOES LEGISLATIVAS /AUTARQUICAS – 2009

UM ABRACO DEMOCRATICO.

RAMIRO LOPES ANDRADE
ramirolopesandrade.blogspot.com
-----------------

Sexta-feira, 3 de Abril de 2009
DIVIDA EXTERNA DE PORTUGAL // 348 MIL MILHOES DE EUROS // DEZEMBRO 2008

http://www.bportugal.pt/stats/sdds/extdebt.htm

348 BILIOES DE EUROS EM DIVIDA EXTERNA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MAIS COMENTARIOS PARA QUE ?
E ASSIM QUE SE ENTERRA UM PAIS, EU JA VI ESTE FILME NO BRASIL ........
CADA HOMEM / MULHER E CRIANCA PORTUGUES, DEVE AOS BANCOS INTERNACIONAIS 34.828,00 EUROS ( TRINTA E QUATRO MIL OITOCENTOS E VINTE OITO EUROS ).
VIVA PORTUGAL !!!!!!!!!!!
UM PAIS GOVERNADO POR GATUNOS E OUTRAS COISAS MAIS.

UM ABRACO DEMOCRATICO.

RAMIRO LOPES ANDRADE
ramirolopesandrade.blogspot.com
---------------------------------------------------------------------------------------------