sábado, 15 de maio de 2010

Acção de Limpeza 15 de Maio

Conforme o previsto, realizou-se hoje uma acção de limpeza no rio Tinto e suas margens, organizada pelo Movimento Limpar Portugal,pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto e pelo Projecto Rios.
A acção realizou-se em dois locais (Meiral/Pego Negro e Parque Oriental da Cidade do Porto) e reuniu algumas dezenas de pessoas.
No que se refere ao Movimento em Defesa do Rio Tinto,iniciámos o trabalho na zona do Meiral prosseguindo até perto do Pego Negro.
Retirámos algumas centenas de quilos de detritos diversos, que foram recolhidos por trabalhadores ligados ao Departamento de Limpeza da Câmara Municipal de Gondomar que, para o efeito disponibilizou um veículo e alguns sacos.
Designadamente, sob o viaduto do IC 29 que se situa perto do pontão de Pego Negro, montões de roupas usadas que a incivilidade de alguns ali despeja periodicamente, tiveram de ser retirados, com algum esforço dos presentes.
Esperemos que estas acções simbólicas possam ter reflexos positivos, não só estimulando os cidadãos a deixarem de recorrer a práticas de todo abusivas e ilegais como sejam o abandono de toda a espécie de lixos em zonas onde tal causa prejuízos vários, como também lembrando aos decisores políticos que há medidas urgentes a tomar, no sentido de se garantir um melhor ambiente para as comunidades.


Sem comentários: