sábado, 5 de junho de 2010

Concentração- 4 de Junho


Conforme o previsto, realizou-se ontem, sexta-feira uma concentração promovida pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto, junto ao Centro de Saúde.
Cerca de meia centena de pessoas deu voz à indignação crescente que resulta do facto de, passados mais de cinco meses sobre as cheias de finais de Dezembro, os consideráveis danos  então ocorridos, ainda não terem sido reparados.
Designadamente, a rotura de um emissário de esgotos junto à referida unidade, está a constituir um sério problema de saúde pública que irá ser agravado se não forem tomadas medidas imediatas.
Nesse sentido foi entregue pelos manifestantes no Centro de Saúde uma exposição sobre estes factos, esperando que dela seja dado conhecimento às entidades competentes. Salientamos ainda o facto, de antes desta concentração, ter sido apresentada uma participação sobre os mesmos factos ao SEPNA - Brigada Ambiental da GNR.
Curiosamente, no próprio dia em que se realizava esta concentração, saía uma noticia que dava conta da breve , ainda que provisória reparação do dito emisário. Registamos o facto. Embora já se tenha perdido muito tempo há agora a promessa de se começar a actuar.
Mas esta é, para já,apenas uma pequena gota de água. Não se percebe, ainda, o que se vai seguir. Ainda continua a indefinição sobre quem se irá reponsabilizar pelas obras e qual a sua amplitude. E os estudos que se anunciam onde estão?
Uma coisa no entanto é certa: O Movimento em Defesa do Rio Tinto, continuará atento e actuante. Exigindo, que das promessas se passe à acção. Que, dos paliativos se vá para medidas de fundo.
De facto já perdemos demasiado tempo.

Sem comentários: