quarta-feira, 9 de junho de 2010

DESAFIO DOS PRÓXIMOS ANOS...

Lemos, em diversos órgãos de informação:

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, inaugurou esta segunda-feira os primeiros dez hectares do Parque Oriental da cidade, considerando que a despoluição do rio Tinto é «o passo seguinte mais relevante e importante» naquela nova zona verde.
De acordo com o autarca, tem havido um esforço com outros municípios, designadamente com Gondomar, para a despoluição do rio Tinto que atravessa o Parque Oriental do Porto.

O Parque Oriental do Porto, desenhado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal (também responsável pelo Parque da Cidade), situa-se no Vale de Campanhã, na zona limítrofe do concelho do Porto com o de Gondomar, e deverá ter uma área total de cerca de 55 hectares, informa a agência Lusa.
O rio Tinto é considerado pelo arquitecto Sidónio Pardal como «o instrumento da orquestra» daquele parque. «Trabalhar o rio», disse o arquitecto, «é o desafio para os próximos anos». Sidónio Pardal considerou que ,quando o rio estiver despoluído este será, certamente, «o elemento fundamental do parque».

Claro! Já há muito se sabe que, sem despoluição do rio, não há Parque Oriental que se preze.
Mas, ao longo destes anos, temo-nos habituado a ouvir declarações mais ou menos solenes que, depois, se ficam apenas por ...declarações.
Será que tem mesmo havido sérios esforços "com outros municípios, designadamente com Gondomar"? E se os tem havido, quais os resultados? Como tem reagido a Câmara de Gondomar?
E se "trabalhar o rio é o desafio dos próximos anos", quando é que começa a ser vencido esse desafio? E como? Com que projectos?
Que a consciência do problema existe, parece não haver dúvidas.
Que as declarações  de boas intenções se multiplicam, é um facto.
Mas o que continuamos a aguardar são, tão simplesmente, MEDIDAS CONCRETAS!

1 comentário:

Anónimo disse...

Desafio dos próximos anos? Mas, mais quantos anos? De certeza que quando arrancou este projecto do Parque Oriental da cidade do Porto, os estudos contemplavam a questão do rio Tinto, só assim o trabalho ficava completo, uma vez que o rio está inserido no parque, sendo até uma mais-valia para este. Será que a Câmara do Porto fez o trabalho completo, solicitando uma intervenção no rio? Estou em crer que o fez, só que a autarquia de Gondomar, procedeu da mesma forma que tem feito para com os riotintenses, desprezo total.
Ainda me lembro das promessas que foram sendo feitas durante as várias Caminhadas por parte dos responsáveis, mas só durante, porque depois, ...depois tudo ficou na mesma, tendo até piorado em muitos casos...
Quanto às declarações “de que a despoluição do rio Tinto é o próximo passo”, vem de encontro ao que disse anteriormente, em que o próximo passo nunca se sabe quando irá ser dado... a não ser que o rio tome a iniciativa, como aconteceu em Dezembro passado, aí darão passos de gigante, se bem que os passos dados desde essa data, foram uns passos tão pequenos, que tardam em chegar ao destino pretendido.

Adério Machado