terça-feira, 5 de junho de 2012

6 anos e...?

 
Há 6 anos

Decorrem hoje 6 anos sobre a data em que o Movimento em Defesa do Rio Tinto, enquanto tal, fez a sua apresentação pública.
Se assinalamos o facto não é porque sejamos demasiado dados a evocação de efemérides mas sim para constatarmos que, decorrido este tempo, as razões que invocávamos para lançamento desta plataforma de ação cívica e os objetivos que, então, enumerámos permanecem com uma atualidade que nos preocupa.
Recordamos esses objetivos, listados no Manifesto inical do Movimento:
- Requalificar a Bacia Hidrográfica do rio Tinto, visando o desentubamento e a recuperação do leito, das margens e dos seus afluentes.
-  Aumentar a atractividade da zona ribeirinha e promover a sua defesa e usufruto pelos cidadãos, com a criação de vias ciclo-pedonais arborizadas, parques de merendas e de lazer.
-  Recuperar e defender o património histórico-cultural, designadamente os moinhos, azenhas e levadas.
-  Desobstruir os locais em que o rio provoca inundações de forma cíclica.
-  Eliminar, com medidas de apoio social, as centenas de ligações de águas residuais que drenam directamente para o rio.

Como se vê, passados 6 anos tudo o que então referíamos como essencial, continua por cumprir. E lamentamos ter de constatar que muitas coisas até pioraram desde então. Com novos entubamentos, com novas ameaças de ocupação de terrenos com importância ecológica,com investimentos erráticos e de utilidade mais do que duvidosa, teremos de concluir que a existência do Movimento, mais do que nunca se justifica e se impõe.
Por isso, continuaremos no dia a dia a erguer a nossa voz. Uma voz que, para alguns poderá ser incómoda. Esses são os que se sentem obrigados a proferir belas palavras de apoio e de consideração pelo rio mas que, podendo alterar o rumo dos acontecimentos, não passam das "pancadinhas nas costas" que se não nos confortam muito menos nos iludem.
Mas, apesar de tudo, também sabemos que, pela nossa ação determinada e persistente, temos interferido com comodismos instalados e "obrigado" certas entidades, a, de modo mais ou menos visivelmente contrariado, romperem com um silêncio que, estamos convictos, se não existíssemos estaria ainda mais "ruidosamente"instalado.
Então, porque o rio e a cidade merecem, aqui fica a promessa (para alguns será uma ameaça?) de que não abandonaremos a luta.
Assinalar estes 6 anos será apenas mais um pequeno passo de uma caminhada em que não nos esmorecerão nem a força nem o empenhamento.
Continuem a contar connosco!

2 comentários:

Carlos Duarte Magalhães disse...

de Fernando Pessoa:

"Entre o sono e sonho,
Entre mim e o que em mim
É o quem eu me suponho
Corre um rio sem fim."

- Pois bem, aquilo que parecia dominado por uma fraca capacidade de concretizar, tem sido abatido por esse sonhar em realidade, sonho intenso cada vez mais ao nosso alcance.

Abraços

Isabel MC Ribeiro disse...

Não esmoreçam nunca!

Água mole em pedra dura ......

Abraço e parabéns.

Isabel Ribeiro