domingo, 23 de março de 2014

`7ª Caminhada pelo Rio Tinto

Realizou-se hoje, a 7ª Caminhada pelo Rio Tinto
Esta iniciativa, integrou-se, desta vez, nas comemorações do Dia do Rio, data que há alguns anos foi consagrada, por unanimidade na Assembleia de Freguesia de Rio Tinto mas que pouco ou nenhum relevo teve anteriormente. Agora, dada a disponibilidade revelada pelo atual executivo da Junta de Freguesia, foi possível elaborar um programa que se iniciou no passado dia 21 (precisamente o Dia do Rio) com a distribuição de um desdobrável nas escolas da cidade e, nesse mesmo dia, com um Debate sobre o rio, ocorrido no Centro Cultural Amália Rodrigues.
A concentração foi junto das piscinas municipais arrancando com uma animação a cargo do Ginásio da Venda Nova, com dinamização da Professora Aline.
Depois, iniciou-se a Caminhada

Percorremos diversas artérias da cidade e diversos troços mais ou menos perto do rio.
Aqui na sempre emblemática zona dos moinhos da Vitória
Em certos locais, o Movimento colocou placas com indicações relevantes em termos de património
Fomos mais de meio milhar a lutar pelo rio.
Atravessámos campos, com a ETAR ao fundo
Ei-la
Observando a descarga do nosso descontentamento
Na zona de Pego Negro
Perto do final, percorrendo a estrada nacional, sempre com a inestimável proteção da PSP, a quem agradecemos a eficiente colaboração.
Chegados de novo às piscinas, e após mais alguns exercícios de descompressão, deu-se por concluida esta jornada em que se reafirmou a vontade de contribuir para a dignificação de um curso de água que, apesar de pequeno na dimensão física carrega um enorme significado que nunca poderá ser ignorado.
Entretanto , as comemorações do Dia do Rio prosseguirão, ainda, com uma exposição de aguarelas sobre o Rio Tinto, a inaugurar no dia 27 e com uma plantação de árvores  a realizar no dia 29 de Março. Brevemente daremos mais pormenores sobre estes eventos.

1 comentário:

Anónimo disse...

As árvores, a não ser que as plantem envasadas, com torrão, não devem ser plantadas nesta altura em que estão a começar a rebentar. A plantação nesta época só lhes vai causar traumas e é possível que parte delas venha a morrer em consequência. Além do mais, é anti-educativo propagar-se a ideia que as árvores dos nossos climas se plantam em Março...