terça-feira, 16 de setembro de 2014

Debate


Conforme o previsto, realizou-se ontem, na sede da Associação de São Bento das Pêras, o debate sobre o Centro Cívico de Rio Tinto, promovido pelo Movimento em Defesa do Rio Tinto.
Moderado pelo nosso companheiro Mário Jorge Santos, o debate teve uma intervenção inicial de Carlos Duarte Magalhães, que se referiu à necessidade de se dotar a cidade de Rio Tinto de uma centralidade moderna e ambientalmente correta o que implica um largo, participado e aprofundado debate. Falou, também, sobre o recentemente conhecido projeto da Câmara Municipal de Gondomar para o centro de Rio Tinto, designadamente com a construção de um parque urbano multifuncional nos terrenos onde funcionou o mercado municipal. Este projeto, que inviabiliza o plano de pormenor elaborado sobre a égide do anterior executivo camarário que previa, entre outras coisas, a edificação de quatro altas torres habitacionais nos referidos terrenos (algo a que o nosso Movimento se opôs frontal e vigorosamente), continua, entretanto, a prever a possibilidade construtiva numa zona vizinha da avenida do rio nas traseiras de Centro de Dia. Esta possibilidade, se concretizada, destruiria, definitivamente, um futuro desentubamento do nosso rio, objetivo de que, apesar de ser difícil de alcançar, não desistimos.
Seguidamente, tomou a palavra o Arquiteto Nelson Vidal, que apresentou um projeto académico em que participou, que previa diversas soluções urbanísticas para o centro cívico de Rio Tinto. Como pontos fortes deste projeto, figuram a devolução do mercado aos terrenos onde funcionou anteriormente e a criação de hortas urbanas, adjacentes à zona onde neste momento jaz, entubado, o Rio Tinto, como forma de renaturalizar as margens de um rio futuramente devolvido à luz do dia.
Seguiu-se um espaço de discussão aberto a todos os participantes, durante o qual foi possível confrontar diversas visões e soluções, nem sempre consensuais, sobre a temática em questão.
Oportunamente serão desenvolvidas outras atividades em que serão dados a conhecer outras propostas de intervenção nesta área.

1 comentário:

Carlos Duarte Magalhães disse...

Mais uma proposta que permitiu reiniciar o debate do Centro Cívico de Rio Tinto. O debate de ontem acentuou a dúvida quanto ao proclamado "parque urbano de Rio Tinto". Ao contrário do que se quer fazer crer, não vamos ter um parque verde, uma "centralidade condigna, moderna e arrojada" local de "utilização colectiva, promotor de encontros e do lazer, potenciador de bem estar", não vamos ter um espaço que "devolva aos Riotintenses o sentido da identidade e de ligação ao território", como o PS bem defendeu quando era oposição. Vamos ter uns jardinzecos, uma frente densa de construção, e o pior, é o enfeitar da campa do já enterrado rio Tinto. Contra as expectativas o Plano de Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto, continua a "mexer" em circuito fechado, mesmos vícios, protagonistas e interesses.
O futuro e a requalificação da cidade decide-se nestes próximas semanas. De vez em quando decidir não se conforma apenas na relação de poder, mas de dever. De vez em quando, ter bom senso é ouvir outras opiniões.