segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Onde fica

Tendo em conta que o nosso blogue começa a ser mais visitado, talvez seja oportuno, para quem não conhece esta região, referir, um pouco mais precisamente, a localização deste rio que defendemos.
Assim, citando a Wikipédia, aqui vos deixamos alguns dados de orientação:

Rio Tinto é uma freguesia do concelho de Gondomar e do distrito do Porto, com 9,5 km² de área e 47 137 habitantes (censo de 2001). Densidade: 5 317,2 h/km².


Rio Tinto tem o seu nome ligado ao rio que a atravessa, havendo mesmo uma lenda que explica o seu topónimo.
No início do século X, os
Cristãos ganhavam terreno aos Mouros . Governava o Conde Hermenegildo Gutierres o território da Galiza até Coimbra, tendo como centro o Porto.
Contudo, o Califa Abdelramam III, com um poderoso exército, fez uma violenta investida, cercando a cidade do Porto. O Rei Ordonho II desceu em socorro do seu sogro, o Conde Gutierres, conseguindo afastar os Mouros e perseguindo-os para longe da cidade.
Junto a um límpido ribeiro, travou-se a sangrenta batalha. Na memória do povo, ficou o sangue derramado que, de tão abundante, tingiu as cristalinas águas do rio, passando desde então a chamar-se Rio Tinto.
O rio atravessa a freguesia sensivelmente a meio, numa orientação aproximada Norte-Sul. Nasce em
Ermesinde, muito perto do limite norte da freguesia e é a principal, e quase única, linha de água que existe na localidade. Durante séculos, o rio forneceu à população água e peixe. As lavadeiras ganhavam a vida nas suas águas, proliferavam nas margens os moinhos, cujos moleiros disputavam com os lavradores a água das regas. Mais recentemente, durante a última década do século XX, o rio que corre em Rio Tinto foi alvo de um crime ecológico, tendo uma parte considerável da sua extensão sido entubada e enterrada a alguns metros abaixo da superfície do solo, de forma a facilitar a expansão urbanística do pequeno município.
Resta dizer que este rio desagua no Douro, muito perto da ponte do Freixo.
(clicar sobre os mapas, para aumentar as imagens)

8 comentários:

O Micróbio II disse...

fica a informação... é sempre útil! :-)

José António disse...

Defender um rio é, na verdade, uma verdadeira e boa causa. Apoio em absoluto, espero que não desistam aos primeiros suinicultores.

o alquimista disse...

Obrigado pela visita...aqui voltarei ao seu fascinante espaço...
Abraço

a d´almeida nunes disse...

Caros amigos
Tudo o que seja defender a Natureza podem contar comigo e com o "dispersamente".
Vivi alguns anos no Porto e Gaia. Também estudei no Instituto Comercial do Porto, na Rua de Entreparedes. Estamos a falar dos anos 4o e, na 2ª fase, nos anos 60.
Bom trabalho e que o entusiasmo não esmoreça.
Um abraço
António

AnaCristina disse...

Obrigada pela visita lá no cantinho...

A Sul do Tejo também nos esforçamos por incutir valores ambientais, pelo menos esta professora e os seus alunos já fizeram actividades que alteraram o modo de ver a Natureza destes mesmos alunos e das suas familias... Em Almodôvar protege-se a Ribeira e a Serra...

João Paulo Silva disse...

Boas,
vivi 24 anos a menos de 100 metros do Rio Tinto (junto ao que hoje é o Restaurante Madureiras).
Conheço o Rio Tinto como nenhum outro... até lá tomei banho (Antes e depois do esgoto).
A minha terra é Rio Tinto, apesar de agora viver do outro lado de outro rio (Douro)...
Mas continuo de Rio Tinto.
Sou também professor e de Ciências da Natureza.
Será que possoa ajudar?
JP

Anónimo disse...

Dando razão ao ditado que diz " o rio corre para o mar" é gratificante assistir à adesão que esta causa está a gerar. Com as melhorias introduzidas no blog,que o torna cada vez mais apelativo, é minha convicção, que este movimento só tende a crescer e se tornará imparável. Bem hajam e força !

Anónimo disse...

À pergunta de JP "...posso ajudar?" só pode ser dada uma resposta: todos ainda serão poucos.
Então porque não aparecer na Reunião de amanhã, sábado, às 15h. no Centro Cultural de Rio Tinto!

MM