quarta-feira, 18 de março de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos 2


Despoluir o rio será o resultado da mobilização das pessoas e do contributo de cada um. Passará por retirar as águas residuais domésticas e industriais que diariamente desaguam no seu leito e direccioná-las para os colectores públicos de saneamento, pela alteração de determinadas atitudes, pois o rio e as suas margens não podem continuar a ser um vazadouro de lixo.
De nada valerão os esforços de despoluição se determinados hábitos se mantiverem.
Será uma tarefa das autarquias, dos movimentos cívicos, das escolas, das instituições e de toda a população em geral.
As pessoas deverão sentir o rio como seu, respeitá-lo e vê-lo como um benefício de que poderão usufruir para tantas actividades como o lazer, a pintura, a fotografia, os passeios e os estudos. As vantagens da despoluição serão múltiplas. A água ficará limpa, a vegetação ripicola voltará a surgir, o que será essencial para a função autodepuradora do rio e a sustentação da vida piscícola.
Tudo o que fizermos agora "pelo rio" será aquilo que os nossos filhos irão receber como herança. Vamos devolver a natureza ao rio e oferecê-lo às gerações futuras como um bem que deverão preservar e orgulhar-se por fazer parte da sua identidade.
Junte-se também a esta causa nobre e lembre-se que cuidar do ambiente é tarefa de toda a gente.


Joaquim Castro Neves

Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Movimento em Defesa do Rio Tinto disse...

Desejaríamos solicitar aos nossos leitores que, nos seus comentários, sem prejuízo do direito à opinião crítica que sempre aqui será respeitada e até incentivada, usassem de linguagem sem recurso a termos que poderão ser considerados como insultuosos para terceiros.
O estilo de actuação do Movimento, não segue, obviamente, por essas vias.
Foi atendendo a este preceito básico que nos vimos compelidos a ter de eliminar o comentário anterior, que, além do mais, era de autor anónimo.

Anónimo disse...

Agora sem os elogios que o sr. administrador resolveu remover,farei um esforço para ser "politicamente correcta".

Escreveu o "amigo":
- "Despoluir o rio será o resultado da mobilização das pessoas e do contributo de cada um."

O Move Rio Tinto tem o mérito de pôr estes "amigos" a escrever isto, mas, a coerência dos mesmos é igual à pastilha elástica, (deixando de ter sabor cospe-se fora).
As pessoas têm-se mobilizado, os mandantes é que não.

Mas esperemos que o voto resolva, reenviá-los (quanto mais cedo melhor!), para de onde nunca deviam ter saído, os seus negócios!!!

Pois, com "amigos" como estes, o rio Tinto nem precisa de inimigos.

Anabela

José Carlos Sousa disse...

TANTA CONTRADIÇÃO E HIPÓCRISIA POLITICA
Sabem V. EXªs que a Escola Básica do 1º Ciclo de S. Caetano nº1 depois de em Outubro último ter sofrido obras pelo facto de ter existido um aluimento na fossa séptica(!)passou a descarregar o saneamento para o campo ao lado da Escola com todos os inconvenientes que daí advêm?!!!!
Assim neste momento temos uma escola designada por ECO ESCOLA com bandeira cujo hasteamento foi feito com poupa e circunstância com saneamento a céu aberto.
Basta de palavras e haja mais acção.
J. Carlos Sousa