terça-feira, 24 de março de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos 5

“Cabe-me antes de mais felicitar o Movimento em Defesa do Rio Tinto pelas iniciativas e pelo árduo trabalho que tem desenvolvido em torno de uma causa tão nobre e que bem conheço e se relaciona não só com o ambiente mas também com a História da nossa Cidade. Orgulho-me de, juntamente com outros cidadãos (alguns também a exercer presentemente funções autárquicas), ter fundado em 1996 o Movimento Pró-Rio, que combatia o entubamento e desvio do leito, levado então a cabo pela maioria PSD-CDU na Câmara Municipal de Gondomar, baseado num contrato promessa que previa a urbanização da zona em frente ao Mercado e que, anos mais tarde, viria a ser anulado. Foi então que conseguimos embargar as obras e impedir o entubamento a jusante, para a zona da actual Rua Actor Mário Viegas.
Infelizmente, o mesmo continuou, em 2001, para montante, na zona da Quinta das Freiras. Já em 1996/97, e independentemente do entubamento, reivindicávamos a despoluição e requalificação de todo o traçado do rio, bem como o términus das ligações ilegais de saneamento.
Passada uma dúzia de anos, a situação é quase igual. Apenas reduziu o volume de esgotos lançados ao rio.
Há a promessa da Câmara de Gondomar em submeter uma candidatura ao QREN para a requalificação e despoluição. Apesar de sempre anunciada, o conteúdo da mesma nunca foi mostrado à Junta de Freguesia, não obstante ter sido pedida pessoalmente, por escrito ou mesmo na própria Assembleia Municipal. Anualmente, aquando das propostas efectuadas pela Junta de Freguesia para o Plano de Actividades e Orçamento da Câmara, a proposta é sempre incluída. Contudo, só no ano de 2009, e sem a candidatura ao QREN, apareceram uns escassos 150.000 no Orçamento Municipal referentes ao rio Tinto, na rubrica “requalificação das linhas de água”. Apesar de escassos, espero que sejam devidamente utilizados.
É uma bandeira, e não vamos deixá-la cair, a defesa do nosso rio. Não são críticas de alguns agitadores de massas que põem em causa a seriedade da Junta em todo este processo.
Por isso, apoiamos o Movimento. Por isso, anualmente o rio e a sua história está presente em todas as peças para oferta que os Artesãos de Rio Tinto produzem, para que toda a população saiba a nossa História e se sensibilize para a causa que é a defesa do rio Tinto.
E é portanto fundamental que a mensagem, tal como o Movimento tem vindo a fazer, passe para as gerações mais novas, nas escolas, nas suas famílias, para que esses também sejam mobilizados para esta importante causa.
Só juntando a força de todos será possível.

Marco Martins
Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto

10 comentários:

Anónimo disse...

Coincidências ou mais um "agitador de massas"? Terá o M A Pina do JN lido aqui o post do Sr.Marco?

Escreve ele:
"O autismo é uma doença terrível, causadora de grande sofrimento (...)provocado por uma insuportável e permanente tensão ao nível das meninges.

(...)interrogo-me se os povos, como os indivíduos, não podem também ser "autistas", se o alheamento, os interesses limitados, o défice de atenção e a incapacidade de resposta ao que, a nível social e político, se passa à sua volta, acompanhados do gesto repetitivo de votar sempre nos mesmos partidos, não serão características de uma cultura autista. Povos assim lançam-se facilmente nos braços do primeiro bombeiro que, vestido de super-herói, lhes aparece pela frente. Basta ver as sondagens."

Bombeiro??? este Pina saiu-me cá um agitador...

Lamento a sua visão sr. Marco Martins (tão novo e só vê fantasmas em tudo o que mexe), mas compreendo melhor, porque falta trabalho de sensibilização e defesa do rio por parte da Junta de Freguesia.

Anónimo disse...

Os três "pecados capitais" do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto:
1 - Utilizar o blogue de um Movimento (que tem pautado a sua acção pela independência e unidade de acção dos riotintenses, sem olhar a ideologias)para fazer chincana político-partidária.
2 - Deitar para cima dos outros (leia-se CDU) responsabilidades que cabem ao seu próprio partido (a verdade é que foi um presidente de Câmara do PS que iniciou o entubamento do rio Tinto e foram vereadores do PS que deram a maioria a Valentim Loureiro para continuar o entubamento).
3 - Acusar os outros de nada fazerem, quando ele próprio não tem sabido usar a "influência" que diz ter e o "poder" que efectivamente tem para procurar consensos e exigir do Poder Central e do Poder Local soluções para a despoluição e revitalização do rio Tinto.
O Sr. Marco Martins quer, mais uma vez, que os riotintenses olhem para o que ele diz mas não olhem para o que ele (não) faz...!
Pimenta Dias

Anónimo disse...

Este depoimento fez-me lembrar uma máxima de Denis Diderot: "A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito".

Anónimo disse...

Pois é, o Sr. Pimenta Dias (responsável pelo PCP/CDU) em Gondomar, há mais de um década, vem acusar o PS de ter dado maioria a Valentim Loureiro?
Claro está, faz do povo ignorante, e esquece-se de dizer que foi ele mesmo, in persona, Vereador do Ambiente no 1º mandado de Valentim Loureiro, dando-lhe a maioria de 6/5. Sim, no mandato em que entubaram o rio para alimentar mais umas negociatas?? E quando o Marco Martins andava a lutar contra a causa?!!? Olhe-se ao espelho, Sr. Pimenta Dias.

Anónimo disse...

Caros amigos:

Esses factos são importantes!

Mas este post - não era o momento -foi infeliz e abriu um flanco que não interessa ao rio Tinto, nem ao Movimento.

O objectivo é alargar e comprometer os riotintenses na despoluição e recuperação do rio e das margens.

Todos à Caminhada!!!

Anónimo disse...

Pois é caro Anónimo, porque me olho todos os dias ao espelho tenho a coragem de dar o nome...! O que não acontece com o senhor.
Estou inteiramente de acordo com o Sr. Fernando Soares, pelo que me recuso a polemizar neste blogue.
A CDU demonstrará brevemente, nos sitios próprios, com documentos quem fala verdade e quem alimenta negociatas!
Mas deixe-me dizer-lhe: foi quando a CDU teve o Pelouro do Ambiente que a causa do rio Tinto chegou À CCDRN. Infelizmente, depois o processo foi parado!

Pimenta Dias

Anónimo disse...

Já tardava!!!
Acusam-se uns aos outros, com um único objectivo, distrair a malta e arredá-la do que realmente interessa, a recuperação do rio Tinto.
Todos acusam todos e todos têm culpas no cartório. E esta não é a primeira vez que se "picam" neste blog.
Uns com mais culpas que outros, e alguns com memória curta, mas o povo não tem!
O exemplo mais recente de memória curta, foram os cartazes que surgiram nas vésperas da III Limpeza do rio Tinto, com a "proposta de alteração do traçado do Metro" apresentada por um partido (coligação), com a agravante de terem "sacado" a imagem do site do Movimento, desdobrando o "dois em um" da imagem original numa "uma mais outra", assim não dava tanto nas vistas. Com que propósito é que só agora o fizeram? Não é do conhecimento publico que a informação está disponivel desde o Abril ou Maio de 2008? E a coligação, autora da façanha, não tinha já conhecimento daquele traçado para o contestar sem colidir com a realização da Jornada de Limpeza?
Não queiram transformar um Movimento, que se quer de cariz cívico, em coutada de uns ou de outros. O rio Tinto merece respeito e os Riotintenses anseiam por o ver recuperado.
Todos não somos muitos para fazer o que falta, ou seja, recuperar o que é recuperável, ou "forçar" quem tem poder (embora não pareça ter a vontade) para o fazer, antes que seja tarde demais!

Martins Augusto

Anónimo disse...

Sr Martins Augusto,

Há uma clara contradição no seu comentário: pf não distraia a malta.

Não foi do meu agrado ver os ditos cartazes na véspera da limpeza do rio, mas ao menos conhecemos que a CDU é contra aquele traçado -errado - da Normetro.

O mesmo não se pode dizer das outras forças politicas, que tal como o sr., não gostam de "se picar" e acham que o rio deve ser recuperado apenas porque "merece respeito".

Este processo, exigia a participação e o debate publico. Devia ter sido ponto de honra teria sido sinal de maturidade e carácter dos líderes politicos.

Do que sei todos acharam o traçado incorrecto, mas quase nenhum se opôs publicamente.

Aconselha a que se elejam autarcas "empatas"?

Francisco Gomes disse...

O blog teria, digo eu, um objectivo: "lutar" pelo Rio Tinto.
Resultado? Discussão política...
Falem menos, acusem-se menos, "joguem" menos nessa área.
E ajudem todos, se é que é mesmo isso que pretendem, a atingir os objectivos daqueles que promoveram esta iniciativa.

Anónimo disse...

desde já venho por este meio dizer que não se deve dizer que a culpa de partidos mas sim das pessoas que la estão, sou de rio tinto a 40 anos e muita coisa mudou desde que esta la este presidente a ele o devemos, muita coisa esteve na gaveta e ainda estará, e temos de lutar por elas e nao julgar quem ja la nao esta