sexta-feira, 27 de março de 2009

Terceira Caminhada - Depoimentos : ponto de situação


Este blog oficial do Movimento em Defesa do Rio Tinto pretende ser, antes de mais, um espaço que sirva a causa maior que é a da requalificação do nosso rio, como valor natural essencial ao bem-estar das populações desta zona.
Sabemos que a blogosfera tem por base um amplo conceito de liberdade de expressão de ideias. E isso é obviamente positivo.
Tanto que, optámos por manter disponível a possibilidade de cada leitor deixar o seu comentário aos posts que vamos publicando. Outros não o fazem, para estarem a coberto de “surpresas” menos agradáveis..
No entanto, tal não invalida a necessidade de se ponderar as características de cada local, para se ter em conta de que há situações que se adaptam menos a determinados contextos.
Precisemos o ponto a que nos estamos a querer referir. Quando solicitámos, a diversas personalidades e a representantes de forças políticas a elaboração de pequenos depoimentos para apoio à Terceira Caminhada que vamos realizar a 19 de Abril, o objectivo era, tão somente, o de dar mais peso a este movimento de vontades em torno do ideal que nos move: a defesa do rio.
Sabemos que em todo este complexo percurso que tem sido a tentativa de requalificar o rio e de superar certos erros que foram e são cometidos neste âmbito, há responsabilidades diversas que não podem deixar de ser enumeradas.
Mas, tal não implica que aqui se dirimam conflitos de natureza político-partidária, que dispõem de outros areópagos para o efeito.
Gostaríamos, pois, que os nossos amigos e amigas, pudessem manter este blog à margem desse tipo de querelas, que não trazem qualquer benefício a esta luta que prosseguimos.
No Movimento em Defesa do Rio Tinto, coabitam pacificamente, perspectivas diversificadas, que cada um tem o direito de assumir e é bom que assim continue a ser. Mas, enquanto movimento de cidadãos, estaremos sempre à margem de quaisquer conotações mais obviamente partidárias, que, repetimos, terão outros locais para se expressarem.
Gostaríamos, pois, de apelar a todos vós, para que estes princípios sejam observados, para que este blog continue a ser um espaço de liberdade mas também um espaço de onde a agressividade e a troca de acusações retaliadoras esteja ausente.

Movimento em Defesa do Rio Tinto

1 comentário:

Anónimo disse...

Estando de acordo com tudo! discordo...

É pá, expliquem-me em quem vou "malhar" quando ao ler certas coisas, fico piursa?


Bom trabalho!!! e saudações a todos.