sábado, 17 de outubro de 2009

Caminhada até à nascente do rio

Fomos cerca de quarenta. Caminhámos durante mais de quatro horas, percorrendo mais de uma dúzia de quilómetros.

Começámos junto do antigo Mercado de Rio Tinto.

Na parte inicial, fomos parando junto das obras do Metro, onde confirmámos a existência de diversos novos atentados à integridade do rio, que aqui já temos reportado.


Aqui, na zona da Lourinha/Perlinhas, esses atentados são mais patentes e mais graves.

Caminhando para montante, vamos "coleccionando" exemplos de descargas poluidoras, a drenarem directamente para o rio.Caminhámos por entre campos e mato, seguindo o curso do rio

O leito vai estreitando, o caudal vai sendo menor, mas a poluição, está sempre presente.

As contribuições indesejáveis, não param.
Aqui, já perto da nascente, quase não há água. Mas lixo, há certamente...


A poucos metros do nosso destino, só podemos ver um desolador leito seco.
Mas os tubos de descargas ilegais, continuam impunes.
Um último obstáculo que se transpõe com uma ajuda solidária...
E lá chegámos ao nosso objectivo.
Nesta zona , quase escondida, nasce o nosso querido rio.

Mas, da nascente já não brota a água original.
Tudo está seco.
Desoladoramente seco.
Que fizeram de ti, meu rio?
Uma lixeira. Um amontoado de erros ambientais. Uma infindável teia de interesses obscuros, de incúrias inadmissíveis, de negligências condenáveis.
Tapar o rio, escondê-lo dos nossos olhos, parece ser a solução encontrada por decisores a quem ela convirá. Ou por quem, menos informado ou já desesperado por ter de conviver com as consequências degradantes da poluição que assoberba o rio, concede, com o seu desespero, mais um pretexto para novos desmandos.
Mas nós, cá estaremos. Com uma voz que poderá parecer idealista ou mesmo insignificante.
Mas, quanto mais não seja para ficarmos com a nossa consciência limpa, não nos calaremos.
Se outros calam, falemos nós.

5 comentários:

Fernando Pinto disse...

Saudo a iniciativa e pergunto:
Porque não assumem os autarcas o entubamento de vez?
A cara e a careta não assentam, pois li durante a campanha que iam dar prioridade aos rios. Quando? Não tarda já não há rio!!!

Adelaide Vieira disse...

Estive na caminhada à nascente e não compreendo o porquê de tanta asneira: ou há interesses ocultos e egoístas do pior ou estamos perante o cúmulo da ignorância.

Li o texto que segue na net e estou 200% de acordo!
O João Moura há muito que não é presidente da JFRT, e o que tem o rio e a cidade ganho?
Que fizeram nestes 4 anos o presidente actual e o Valentim, enquanto "defensores" da despoluição e defesa do seu património?
NADA!

Ora leiam pf e vejam se alterando o nome de João Moura para Marco Martins, o texto não está actual:
"Infelizmente é a mais pura verdade! Pessoas como o Sr. Marco Martins e amigos, que estão à frente de Rio Tinto, não têm qualquer sensibilidade para as questões ambientais e para a qualidade de vida dos cidadãos! O único interesse é o SEU PRÓPRIO INTERESSE, à custa da falta de informação dos cidadãos!

Um rio é um recurso natural de extrema importância! Qualquer país civilizado não desperdiça um recurso desta natureza. O rio foi, é e sempre será belo! O que o torna insuportável é a poluição, um problema QUE PODE E DEVE SER SOLUCIONADO! Não há preço que pague a sorte de ter um rio a correr no centro da nossa cidade! E um rio limpo é possível!

É quase impossível acreditar que ainda existam pessoas assim! É muito difícil compreender, que além do facto do rio Tinto, como qualquer outro rio, ser UM RECURSO NATURAL ÚNICO E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA TODAS AS PESSOAS, É AINDA PARTE DA NOSSA HISTÓRIA! NÃO PODEMOS APAGA-LO! ESTAMOS A ENTUBAR A NOSSA HISTÓRIA! A PROVA VIVA DA NOSSA IDENTIDADE! É INADMISSÍVEL O ENTUBAMENTO!

FOI ESTE RIO QUE DEU NOME A NOSSA CIDADE! TEMOS A OBRIGAÇÃO DE DEFENDE-LO!

O RIO DEVE SER COMPLETAMENTE DESENTUBADO! E O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL.

Carlos Duarte Magalhães disse...

Mais do que a cartilha de intenções eleitorais, é urgente uma cidade centrada nas pessoas e não nas forças de mercado ou interesses individuais.
O Movimento dentro das suas possibilidades e com sensatez, continuará a exigir que os cidadãos sejam ouvidos, discutam o problema e defendam as melhores soluções. Mas essa forma de informação e participação continua a causar arrepios a muito boa gente, que parece não se importar com os prejuízos para a qualidade de vida e futuro do rio.
Um pouco por toda a Europa (aqui ao lado no Porto) corrigem-se erros desentubando os rios e integrando as linhas de água na paisagem urbana. E Rio Tinto e em nome do progresso entubam-se.
Há que acordar (ainda que com o habitual atraso) e pôr um travão nestes erros, despoluindo o rio e desentubando o que tecnicamente for viável.
Para os recém eleitos, passemos à acção para construir uma estratégia de valorização do vale do rio Tinto e mostrem que o discurso vai ter reflexo em mudanças.
É desejável que essa mudança seja feita com as populações convidando-as a participar nas várias fases da reabilitação.

GALO de ARTILHARIA disse...

conheço o rio tinto desde criança e triste quando a fiscalisaçao e inesxistente e quando a corrupçao essa faz com que se lance os rios lixo e toda poluiçao sem haver multas pesadas aos infratores
me recordo dos GUARDA-RIOS mas esses ja desapareceram esses faziam cumprir as regras mas com a democracia tudo ficou ao abamdono onde a falta de iducaçao e de civismo e com a ERA DO PLASTICO tudo serviu para se lançar aos rios
cheguei a tomar banho com meus amigos no rio era uma agua limpa e de uma beleza hoje temos um RIO MORTO e os culpados nunca chegam a serem castigados
E PRECISO SALVAR O RIO TINTO E OUTROS MAIS

GALO de ARTILHARIA disse...

EM TODAS AS ELEIÇOES PARA AS AUTARQUIAS TODOS OS CANDIDATOS PEGAM NUM TEMA PARA SEREM ELEITOS.
COMO JA SABEM QUE UMA DETERMINADA POPULAÇAO REVENDICA AS DESPOLUIÇAO DO RIO O CANDIDATO PEGA NO TEMA E SEGUE COM O TEMA ENFRENTE E COM ESTE TEMA FAZ A CAMPANHA DA DESPOLUIÇAO DO RIO E ASSIM COM PROMESSAS IMPOSSIVEIS DE CONCRETISAR VAI LEVANDO A AGUA AO MOINHO E O POVO VAI ACREDITANDO MAS TODOS NOS SABEMOS QUE EXISTE MUITOS INTERESSES POR MEIO AQUI ENTRA A CORRUPÇAO
E AS PROMESSAS NUNCA SE CONCRETIZAM E ASSIM ANDAMOS ANOS ATE QUE O RIO MORRE E AS SUAS PAISAGENS DEIXAM DE FLORESCER E OS PEIXES ESSES DEIXAM DE DAR A SUA PRESENÇA ASSIM
COMO O RIO TINTO OUTROS RIOS PRECISAM URGENTE DE SEREM SALVADOS E DESPOLUIDOS
QUE OS POLITICOS TENHAM A CONSCIENCIA OS RIOS SAO UMA JANELA DA NOSSA CIDADE VILAS E ALDEIAS
COM ESTA JANELA ABERTA TEMOS MELHOR AMBIENTE