terça-feira, 10 de novembro de 2009

Visita guiada às obras do Parque Oriental do Porto

A Campo Aberto – Associação de Defesa do Ambiente organizou no dia 8 de Novembro uma visita ao Parque Oriental do Porto, guiada pelo Prof. Sidónio Pardal, arquitecto paisagista e autor do Parque da Cidade do Porto.
Este projecto será uma enorme mais-valia para revitalizar a região oriental da cidade do Porto. Rio Tinto faz fronteira com a referida zona e, em muito, beneficiará com a criação deste espaço.
Como todos sabemos, a poluição não respeita fronteiras naturais ou administrativas. Para que esse projecto atinja toda a sua plenitude a despoluição do rio Tinto é, verdadeiramente, fundamental.
Na visita, ouvimos o Prof. Sidónio Pardal referir-se às intervenções que vão ser efectuadas nas margens do rio Tinto de modo a torná-lo muito mais visível e fundamental no cenário do Parque Oriental (alargamento de margens e criação de desníveis no leito de cheia). Claro que tudo isso só será viável com a despoluição, efectiva, do rio Tinto. Ninguém defenderá a construção de um Parque atravessado por um esgoto a céu aberto.
Muito há a fazer para que o rio Tinto atinja a qualidade desejada. Temos um longo caminho pela frente e esperamos que seja agora que as Câmaras Municipais, dos concelhos atravessados pelo rio Tinto, metam mãos à obra.

foto MoveRioTinto

foto MoveRioTinto
foto MoveRioTinto

1 comentário:

Carlos Duarte Magalhães disse...

Participei no domingo na visita e interroguei-me porque não? o que é que impede? que na zona do entubamento entre a Av. da Conduta e o Centro de Saúde o rio regresse ao convívio dos riotintenses e em ligação com a Qtª das Freiras, se construa um parque urbano.
O rio Tinto é um corredor ecológico de uma beleza extraordinária no meio urbano, que só faz sentido ser defendido avançando decisivamente na despoluição, na eliminação da ETAR, ser um instrumento na educação ambiental e de usufruto das pessoas.
Ficou ali patente e as fotos demonstram-no, o quão importante é desenvolver uma perspectiva de qualidade que proporcione felicidade às pessoas, facilite a vida e garanta a sustentabilidade dos recursos ambientais.