segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Apelo

O Movimento em Defesa do rio Tinto, apela aos deputados eleitos pelo distrito do Porto, a que equacionem a inclusão no próximo OE, de iniciativas e meios financeiros que concretizem a despoluição e requalificação do rio Tinto, bem como seu usufruto pelas populações de Valongo, Gondomar e Porto.
Nesse sentido foram pedidas reuniões com todos os Partidos Politicos com representação na AR para fazer um apelo, sensibilizar e articular respostas imediatas aos problemas concretos decorrentes das incidências da actividade humana e de recentes decisões criticas de ordenamento do território, que continuam a asfixiar o Rio Tinto.
Depois de anos a fio sem intervenções de despoluição e de requalificação desta importante linha de água e da implantação de um imprudente traçado do Metro de superficie em pleno leito de cheia, que no seu conjunto apontam para a desvalorização do Rio Tinto, causando-lhe mais pressão, urgem medidas que apontem para a imediata conclusão do saneamento básico em falta ao longo de todo o rio (Valongo, Gondomar e Porto), a eliminação de milhares de ligações ilegais para o rio, uma solução para a ETAR de Rio Tinto, a requalificação e renaturalização deste curso de água e o seu usufruto pela população.
As diversas entidades municipais têm-se revelado incapazes de resolver este grave atentado ambiental e o silêncio de diversas estruturas do Estado a quem compete licenciar, fiscalizar a fazer gestão dos recursos ambientais mostra que elas não têm cumprido as suas atribuições, ajudando à consolidação de uma perspectiva de um Rio Tinto perdido.
O Rio Tinto, que atravessa um meio urbano densamente povoado, deve ser uma mais-valia e não um problema.
Para acabar com o esquecimento e degradação do Rio Tinto, há que mobilizar toda a população todas as vontades e todos os meios tecnicos e financeiros para muito brevemente obtermos a qualidade superficial das águas que permitam o seu pleno usufruto.
Para além de ser nosso um sonho e um direito. É um dever de todos nós.

O Movimento em Defesa do Rio Tinto

4 comentários:

J. Barbosa disse...

Se não me engano, as propostas para a despoluição do rio Tinto e para a requalificação das suas margens já andam há uma boa dúzia de anos pelo Orçamento de Estado, pelo PIDDAC, ou lá o que é. Tem-nas apresentado o PCP. Quando PSD estava no governo, o PS abstinha-se e o PSD votava contra; quando no Governo, o PS vota contra e o PSD abstém-se. Agora, que as cheias foram um bocadito mais, fortes anda tudo a correr. Queira Deus que as lágrimas de crocodilo não causem nova cheia, ou então lá vai Metro e tudo...

Anónimo disse...

Vi o Biosfera e fica mais claro porque é que a Metro se recusa a falar a tudo e a todos sobre aquele traçado.
É uma vergonha.
Desde o "parecer" do INAG até aos olhos fechados da CCDRN, tudo muito claro. Era obrigação deles defender o rio e fazer respeitar regras. Parece que defenderam mais outros interesses.

O Guerrilheiro disse...

Acho muito bem que se exija aos Deputados do PS, PSD, CDS-PP e BE a inclusão no PIDDAC/2010 de iniciativas e meios financeiros para a concretização da despoluição e requalificação do rio Tinto. Nem sequer têm que suar muito, pois vasta-lhes votar favoravelmente as propostas que os Deputados do PCP vão apresentar com esse objectivo, a exemplo do que têm feito em anos anteriores.
E então o Governo? Vamos deixar o Augusto Santos Silva, "o malhador" - que tanto prometeu na última campanha eleitoral para as Autarquias Locais e depois preferiu ir mandar nos "Generais" em vez de assumir a dificil tarefa de "malhar" no cabo de esquadra Valentim Loureiro - continuar a fazer de conta que não é nada com ele? À Isabel Santos, actual representante do Governo no distrito - que prometeu "mundos e fundos" aos gondomarenses e depois trocou Gondomar pelo aconchego do Governo Civil do Porto - nada é exigido?

Anónimo disse...

Com todo o respeito pelo Movimento do rio, não acredito que os deputados queiram saber das asneiras causadas ao rio Tinto e depois, não se atreverão a defender umas migalhas aos chefes. Mas tentar não custa nada, a não ser o v/ trabalho que tem sido espectacular.
E a ARH o que diz disto tudo?