terça-feira, 7 de dezembro de 2010

AS CARRUAGENS JÁ CIRCULAM

As carruagens, embora ainda na fase de testes, já circulam na nova linha do Metro que servirá Rio Tinto. Congratulamo-nos com o facto, reafirmando a posição de sempre do Movimento em Defesa do Rio Tinto: trata-se de um equipamento da maior importância para os riotintenses, já que lhes vai permitir dispor de mais e melhores soluções de mobilidade.
No entanto, tal satisfação nunca nos fará esquecer as reservas que, igualmente, sempre manifestámos publicamente.e que, por diversas vezes, tentámos apresentar pessoalmente aos responsáveis da empresa. Sem sucesso, devido à falta de disponibilidade demonstrada face às nossas perocupações.
Com efeito, continuamos a pensar que o projecto poderia ter contemplado soluções menos conflituosas para com o rio, designadamente quando contribuiu para a desnaturalização das margens em alguns troços, quando entubou mais umas dezenas de metros, quando eliminou testemunhos de um passado que interessava preservar. Por outro lado, continuamos a pensar, também, que se perdeu uma oportunidade para, na zona central da cidade, devolver parte do rio aos olhos dos cidadãos.
Ao sentir passar sobre si as carruagens do Metro, o rio vai ter uma dupla sensação: por um lado, sentirá que as pessoas vão contentes porque chegam mais comodamente e mais depressa aos seus destinos, e com isso se sentirá feliz; mas, por outro lado, sentirá a mágoa de não poder conviver com este melhoramento, mais de perto, mostrando-se, orgulhoso da sua naturalidade, aos olhos dos passageiros.

1 comentário:

Adelaide Vieira disse...

Tudo podia ser bem diferente, se os que gastaram tanta inteligência no plano das ideias, as assumissem na acção. A cobardia e as procurações ajudaram à festa.

Venham então os foguetes, as gravatas de seda e os discursos do vício.

Para trás já ficou a exibição da mesquinhês, da incompetência e da desonestidade intelectual de todos os responsáveis politicos. Que interesse isso tem? História. Ok, assim seja: A negro a história do rio Tinto, o futuro!

Estes politicos mediocres são um vómito. Hostilizá-los é uma insensatez, que chafurdem nele.

...