sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um exemplo aqui tão perto


É hoje inaugurado o Parque da Devesa em Famalicão, concretização de um projeto que partiu da iniciativa da respetiva Câmara Municipal, com a participação de parceiros locais e financiamentos de verbas comunitárias. Trata-se de um espaço verde público de 23 hectares dotado de diversos equipamentos entre os quais se destacam um anfiteatro natural com 3000 lugares sentados, um moinho reconstruído e a chamada Casa do Território que acolherá os serviços educativos de apoio à interpretação do Parque.
Por motivos óbvios merece o nosso particular enlevo o facto do Parque da Devesa ser atravessado pelo rio Pelhe, um curso de água que esteve escondido do olhar dos famalicenses  e que sofreu uma profunda requalificação e despoluição, tendo ganho, com esta intervenção, um  lago artificial e várias cascatas.
Esta notícia vem demonstrar que é possível, em vez de investir em mais betão, em vez de ignorar as riquezas naturais que as localidades possuem, em vez de destruir ou atacar o património natural, apostar na criação de espaços postos ao serviços da comunidade e que melhoram decisivamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Não são, pois, utópicos os apelos que o nosso Movimento tem lançado no sentido da reabilitação do nosso rio, da recuperação de peças importantes do nosso património construído, da construção de um parque natural no centro cívico de Rio Tinto, prolongando a Quinta das Freiras, tornada um pólo centralizador de uma nova visão para este local que poderia e deveria ser um emblema verde da cidade.

Assim haja vontade política e verdadeira vontade de servir as populações e as "utopias" passam a ser realidade.
Seria bastante útil que a Câmara Municipal de Gondomar pudesse ler com atenção esta notícia e refletir sobre a sua própria inatividade na área ambiental.
Para conhecer mais pormenores deste parque, clique aqui.

Sem comentários: