domingo, 24 de março de 2013

E o Dia do Rio?

Em 2006, a Assembleia de Freguesia de Rio Tinto deliberou, por unanimidade, assinalar o primeiro domingo da primavera, como sendo o Dia do Rio Tinto.
Como estamos, precisamente, no primeiro domingo dessa estação do ano, cabe perguntar : e o Dia do Rio?. Que iniciativas se programaram para o comemorar? Que se saiba, nenhumas. Pelo menos, no site da Junta de Freguesia, nada consta.
Será que estamos perante mais uma efeméride sem significado ou este alheamento é bem o reflexo da forma indiferente como os problemas do rio Tinto ou, de modo mais geral, as questões da qualidade ambiental da nossa cidade, são encarados.
É claro que, dada a época que atravessamos com disputas eleitorais em curso, não irão faltar promessas e beneméritas declarações de boas intenções.
Mas, palavras leva-as o rio. O que são precisos são compromissos que não fiquem escritos em papel molhado, e, mais do que isso, ações que modifiquem mesmo, as tristes  realidades que são bem conhecidas.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Rio Tinto nunca foi tão falado como nos ultimos anos, por mérito da pesistência e atenção que lhe têm dedicado.
As ricas memórias da meninice andam ligadas ao rio, aos peixinhos, aos banhos na Lourinha e a tantos e bons momentos de amizade.
Que viva o Rio Tinto, mas com saúde.

Pedro Garcia disse...

A Junta de Freguesia, o seu Presidente e o PS, estão "hoje" a tratar o rio Tinto, como sempre o trataram. Isto é com desprezo!

Pedro Garcia