sábado, 25 de maio de 2013

Resposta da candidata Maria João Marinho

Há dias demos aqui conta da iniciativa de enviarmos aos cinco candidatos à presidência da Câmara Municipal de Gondomar de um conjunto de questões relacionadas com a área de intervenção do nosso Movimento.
Recordando as questões.
1 -Solução para os emissários dos esgotos no leito do rio, sim ou não?
2 -Fiscalização das ligações de esgotos ao rio, sim ou não?
3 -Impedir o lançamento do efluentes da ETAR no rio Tinto, sim ou não?
4 -Parque da Levada, sim ou não?
5 -Recuperação dos edifícios ligados à história do rio Tinto, sim ou não?


Recebemos e divulgamos hoje a resposta recebida da candidata do PSD Maria João Marinho.

Exmos. Srs.,

            Foi com prazer que recebi as questões que se inserem no âmbito das preocupações do vosso Movimento Cívico de intervenção ambiental, cuja pertinência é de manifesta importância.

            A participação activa dos cidadãos, identificando e revelando os problemas que os preocupam, numa perspectiva de sustentabilidade da sua resolução, para em conjunto com as entidades responsáveis lograrem o desenvolvimento dos processos de Revitalização e Reabilitação Urbana, é da maior importância e, por mim encarada como uma das prioridades, assim que assuma a presidência da Câmara Municipal de Gondomar.

            Verificam-se problemas de ordem ambiental, de degradação progressiva de infra-estruturas, do património construído, de espaços urbanos e verdes de utilização colectiva que urgem ser enfrentados. Estes problemas existem em Rio-Tinto e, infelizmente, em todo o concelho de Gondomar.

            Portugal atravessa um momento económico muito difícil, não sendo as autarquias uma excepção, o que nos obriga a ponderar muito bem todos os problemas que afectam a nossa população, hierarquizando as nossas prioridades de intervenção, no âmbito das nossas competências e deveres enquanto autarcas.

            Em termos ambientais, Rio-Tinto tem de ser encarado como uma das freguesias prioritárias de análise e intervenção do próximo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, tendo em conta os seus problemas, sendo o rio Tinto indissociável dessas prioridades.

            A demanda em devolver aos cidadãos um rio Tinto limpo, com ambiente saudável e adequável para toda a população, tem que ser uma exigência da Câmara Municipal de Gondomar.

            A pertinência das vossas questões e preocupações, reflectidas neste vosso questionário, exigem dos candidatos à presidência da Câmara Municipal de Gondomar um conhecimento em detalhe dos dossiers e projectos de forma a permitir uma formulação intelectual e tecnicamente séria, sob pena de se transformarem em promessas vãs e desajustadas.

            Estou certa que ao contribuir para uma cidade saudável e limpa, Gondomar será um concelho mais atractivo e aprazível, ganhando competitividade.

            É importante o envolvimento de todos os cidadãos, onde o vosso Movimento muito pode contribuir para a resolução dos problemas deste concelho.

            É também pertinente e imperioso encarar cada problema de cada local e cada freguesia, como um problema de GONDOMAR, pois só na união e na consciencialização dos nossos problemas poderemos e seremos um TODO.

            Estou convencida que com esta sensibilização, juntos construiremos um Gondomar rejuvenescido, um GONDOMAR CHEIO DE ESPERANÇA.


12 comentários:

Anónimo disse...

Uma simpatia de senhora...

Anónimo disse...

Até pode ser muito boa senhora... de concreto, blá, blá, blá... o costume|

Pedro Garcia disse...

Absolutamente de acordo. É só bla,blá,blá.
Mas podia ser de outra forma por quem representa uma força politica que é grande responsável pelo CRIME ambiental do rio Tinto?
A não ser que por coerência disse-se que está de acordo com o entubamento do rio; com o crescimento insustentável da construção junto ás margens do rio etc.etc. Mas isso não lhe convém dizer porque estamos perto de eleições autárquicas.

Anónimo disse...

Onde estão as respostas as perguntas????
Ela não respondeu a nada, entrou e saiu sem se comprometer com nada.

Carlos Duarte Magalhães disse...

Não me admira que a recém-chegada candidata demonstre cautela ao pronunciar-se sobre tão complexos problemas que o PSD (como outros partidos) tem obrigação de conhecer.
Ainda assim o respeito pelo que entendeu responder às questões colocadas
A todos os candidatos exige-se coerência e projectos claros para o rio Tinto. Mas será que eles vão querer assumir-se?

Sara Pereira disse...

Hoje faz mais sentido escolher as pessoas certas para nos liderar mais do que escolher este ou aquele partido! Precisamos de políticos que "amem" a nossa Terra. A cidade de Rio Tinto merece um olhar mais atento e prioritário em termos ambientais. O nosso Rio tem de ter outro rosto, para doarmos aos nossos filhos e netos. Os cidadãos de Rio Tinto merecem o "Parque da Levada", haja vontade política para o projeto avançar!

Anónimo disse...

Parece-me perfeitamente normal que não tenha respondido taxativamente às perguntas. Das perguntas subentendem-se as respostas que todos queríamos ouvir e todas elas implicavam promessas. Foi prudente. Parece-me que ao contrário dos outros candidatos, pelo menos esta deu resposta e não faz falsas promessas, tão frequentes em tempos eleitorais, ou promessas que não sabe se irá poder cumprir...

Carlos Duarte Magalhães disse...

Tantos os anónimos...

Para o anónimo das 2:11, permita como ativista do Movimento o seguinte:
1) Tivemos várias reuniões com todas as forças concorrentes ou seus representantes. Não podem ignorar os problemas.
2) As soluções exigem estudo e análise. A maioria revela desconhecimento, não compreendem ou não querem compreender. Proferem declarações vazias e/ou inviáveis.
3) As causas da poluição estão identificadas. O poder não quis, não quer assumir os custos políticos das medidas necessárias.
4) Efetuamos dezenas de propostas para a recuperação das linhas de água e das margens, de promoção da biodiversidade e de recreio. Insistimos na salvaguarda de competências culturais e da importância da água, da história, do património cultural e natural, da preservação e conservação. Não foi demonstrado pelos responsáveis pelas autarquias de Rio Tinto e de Gondomar (ao contrário de outros concelhos) qualquer interesse em resolver problemas. Os que foram atalhados foi em reação a desgraças ou folclóricos.
5) Há quatro anos o JN fez um destaque com todos a falaram do rio e do ambiente. Tudo regrediu no que respeita ao rio Tinto e às linhas de água, ao ambiente.
Exigia-se determinação e uma estratégia e não tanto dinheiro.
Sobre o dinheiro, recordo que estão a ser deitados à água mais de 5 milhões de euros dos impostos que pagamos, sem nenhuma monitorização e sem uma responsável prestação de contas. E as coisas patéticas que têm sido ditas sobre a ETAR….
Volto ao princípio. Pode compreender-se a cautela de Mª João Marinho. Pelo papel e pela responsabilidade do PSD na gestão da CMGondomar esperava-se mais.
A ver vamos os demais candidatos. As escolhas que fatalmente vão ter de ser feitas deviam assentar em ideias fundamentadas e não em palpites… afetividades ou máscaras.
Se não conseguirmos um sistema assente na nossa cultura, no conhecimento, na consciência colectiva e em valores de justiça para que serve a politica e os políticos?
A única forma de fazer vingar a democracia é ser exigente connosco, intransigentes com o interesse comum e não dar um palmo a quem chegando ao poder com o nosso voto, se traveste em agente de interesses individuais.
É que o tempo dos cheques já lá vai, e muito menos, em branco…

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente as palavras do comentário anterior.

É preciso falar destes assuntos com seriedade e com verdadeira consciência que são questões complexas.

Acho que fez bem em mostrar cautela nas respostas.., Pois de promessas já Rio Tinto está cheio.

E pelo que percebi foi a única candidata a ter tido o respeito e consideração em dar uma resposta.

Carlos Duarte Magalhães disse...

Anónimo das 17:14

Não deve "perceber" isso. Oportunamente divulgaremos outras
respostas.

Anónimo disse...

Se tem mais respostas seria mais transparente coloca-las em simultâneo para se poder comparar.

Senão as pessoas têm legitimidade para pensar que ao colocar apenas uma resposta está a expor apenas as ideias de um candidato dando a oportunidade aos outros candidatos de ajustarem as suas respostas e enviarem posteriormente.

Cumpts





"Anónimo das 17:14

Não deve "perceber" isso. Oportunamente divulgaremos outras
respostas.

27 de Maio de 2013 às 19:34

Carlos Duarte Magalhães disse...

Caro anónimo, ponderamos e concluímos que esse tipo de divulgação não seria eficaz.
O rio Tinto não é uma competição é um recurso único e estruturante das localidades por onde passa. As soluções e o pensamento de cada formação e respectivos candidato é o pretendemos.
Se as ideias de uns se aproximam das de outros isso poderá até ser uma vantagem.