sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Reunião com a APA

Decorreu no dia 5 de fevereiro a reunião requerida pelo MOVE RIO TINTO com os representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (ex-Administração Regional Hidrográfica do Norte). Deixamos aqui algumas notas da reunião:
- Os representantes da APA não tinham conhecimento das descargas de esgoto não tratado realizadas em diferentes pontos das instalações da ETAR do Meiral e divulgadas pelo MOVE ao longo do mês de janeiro.
- A descarga direta do efluente não tratado na ETAR do Meiral, verificado durante a última semana de dezembro de 2013, levou à instauração de um processo de contraordenação à empresa Águas de Gondomar.
- O tratamento secundário da ETAR do Meiral deixará de ser realizado em Leitos Percoladores passando a ser efetuado num sistema de Reatores Biológicos do tipo Sequencial.
- A ETAR do Meiral encontra-se a operar sem Licença de Utilização dos Recursos Hídricos para Rejeição de Águas Residuais, desde 1 de janeiro de 2014.
- A APA irá continuar a monitorizar a atividade da ETAR do Meiral além de ter assumido o papel de mobilização e de articulação entre as diferentes entidades intervenientes na gestão do Rio Tinto (Autarquias de Gondomar e Porto, Águas de Gondomar e Águas do Porto) para a procura de soluções para os problemas associados ao Rio Tinto.
- Finalmente foram facultados os resultados das análises realizadas pela APA ao efluente tratado, bem como de algumas análises realizadas pela Águas de Gondomar.Em breve daremos mas informações sobre estes dados.

1 comentário:

Anónimo disse...

A APA não tinha conhecimento das descargas de esgoto???

Que país este.