Conforme relatámos na reportagem sobre a acção de limpeza do rio, realizada no passado dia 10 de Março, o vereador do pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, esteve presente e dialogou, durante alguns minutos, com os presentes.
Manifestou a disponibilidade da autarquia para apoiar o Movimento. Conforme já foi referido, para esta acção, a Câmara cedeu algum material que foi utilizado pelos voluntários que ali acorreram.
Entretanto, durante esta conversa informal, revelou que a Câmara entá a preparar um projecto para despoluição do rio Tinto, o qual terá de envolver, para além de Gondomar, também os municípios de Valongo e do Porto. É que o nosso rio, nasce no primeiro daqueles concelhos (mais propriamente em Ermesinde) e desagua no rio Douro, portanto já no concelho do Porto. Por outro lado, o referido plano irá, igualmente, incluir o rio Torto, que é um pequeno afluente do rio Tinto.
O vereador Castro Neves acentuou a ideia de que há verbas no QREN que poderão ser usadas neste tipo de projectos. Aliás, ainda recentemente, demos aqui notícia de um projecto similar que prevê o envolvimento de três outros municípios, para despoluição do rio Leça.
Esperemos, então, que este projecto, que depende de uma conjunção de esforços, vá mesmo para a frente e dê frutos.
Pela nossa parte, estamos prontos para dar a contribuição que estiver ao nosso alcance.
1 comentário:
Rios, Tinto, Torto, Leça ...
transformaram a água potável em veneno.
Mas a coisa está a ficar feia.
Gastam o dinheiro em ETARs, para depois, lançarem os efluentes no alto mar.
Daqui a umas gerações, nem rios nem mares ...
Enviar um comentário