segunda-feira, 11 de maio de 2009

Novo Parque Oriental do Porto - um projecto em que o rio Tinto está presente


O Porto vai contar com um novo parque urbano, na zona Oriental, com incidência no troço do Vale do Rio Tinto, entre a Rotunda do Freixo e Pêgo Negro. A primeira fase, correspondente a cerca de 100 mil metros quadrados, será aberta ainda este ano.

Como se vê, o nosso rio (designadamente na mancha compreendida entre o Meiral e o Pêgo Negro, ainda no concelho de Gondomar), vai integrar este ambicioso projecto,e, nesse sentido, deverá ser eleito como “âncora” e elemento natural que lhe dará notoriedade. Por isso, é a chegada a altura de equacionar uma ligação através de um corredor verde, desde a zona contígua à Quinta das Freiras até ao futuro Parque . As margens do rio ainda escondem enormes potencialidades, que obrigam a considerar a criação de um verdadeiro espaço de recreio e lazer intermunicipal unido por este rio. Trata-se de uma importante realização para os vindouros e um passo distintivo na defesa do ambiente e da natureza posta ao serviço das comunidades em contexto urbano.

No dizer de Sidónio Pardal, autor do projecto para o Parque Oriental do Porto, "trata-se de um trabalho urbanístico interdisciplinar, que abarca um conjunto de tarefas, incluindo a despoluição do rio Tinto, um elemento estruturante em todo este projecto". Diz, ainda o insígne arquitecto que se está perante um «sonho» a longo prazo: «talvez daqui a 20 anos, quando as pessoas se habituarem a visitar o Vale do Rio Tinto com o mesmo prazer com que hoje se dirigem à Foz, à Ribeira, ao Parque da Cidade, ou à Rua de Santa Catarina».

Diremos nós, que, mais do que fazer parte do sonho, queremos que o nosso rio faça parte da realidade.
De uma realidade melhor.
Para isso, é preciso começar já a tomar decisões e promover acções que sejam passos decisivos e irreversíveis no sentido desse futuro que todos ambicionamos

2 comentários:

Adelaide Vieira disse...

Caros amigos, a CMG está falida e só lhes interessa gastos de curto prazo.

Isso é um investimento que para o Valentim fica de borla, como de borla ficaram outras promessas, que fez para Rio Tinto:
- Recuperar o Cine-Teatro Vitória;
- Rebaixar a linha do comboio na Estação;
- Impedir centros comerciais; e quantas mais.

De facto, o parque urbano podia ser a obra que ficasse associada ao seu legado, mas não creio ser capaz dessa visão e opção.

Anónimo disse...

O projecto é excelente só o alargamento do prazo para 20 anos deixa dúvidas...
Parece mais uma campanha "descomprometida" para angariar votos em tempo de eleições...