quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Obras do Metro- se outros calam, falemos nós 2

Se outros calam

falemos nós!

Continuamos a denunciar mais alguns atentados que, a coberto das Obras do Metro (estrutura que, uma vez mais, consideramos imprescindível a Rio Tinto, que isso fique bem claro) estão a ser cometidos em diversas zonas do nosso já tão sacrificado rio. Com o silêncio conivente dos órgãos autárquicos que deveriam ser os primeiros a erguer a voz.Até porque, publicamente, assumiram compromissos.

Hoje vamos até à zona das Perlinhas. Onde havia claras promessas de se intervir de modo a preservar e, até certo ponto, requalificar o rio e suas margens.
Aqui, havia um pontão e o rio corria à vista de todos nós.

Agora, foi emparedado, supultado sob mais umas toneladas de betão:

Neste local, o rio corria, ainda, por entre campos agrícolas, passando ao lado do pântano, onde se alberga uma interessante fauna e flora.
Agora, vai ficar tapado por mais betão.

Por aqui, perto da EB.2.3 nº 2, passámos, durante a Primeira Caminhada Agora, lá ao longe (não se pode ir mais perto porque há vedações por todo o lado), mais betão, mais entubamento. E há notícias de que as ruínas de um velho moínho que ali existia, fora já arrasadas.

Foi, então esta a prometida intervenção sustentada em termos ambientais?
Foi encondendo o rio, que se cumpriram as promessas?
Pobre rio Tinto!
Envergonhado, sepultado, escondido.

Se outros calam
falemos nós!

1 comentário:

Anónimo disse...

Os responsáveis têm nome e todos sabem quem são. É lamentável que quando aparecem, nomeadamente nas iniciativas que este Movimento tem levado a efeito, seja só para fogo de vista. Nada de pruridos com essa corja. Chamem os bois pelo nome.